Author | Ribeiro, Gerusa | |
Author | Pires, Denise Elvira de | |
Author | Flôr, Rita de Cássia | |
Access date | 2024-11-08T16:00:00Z | |
Available date | 2024-11-08T16:00:00Z | |
Document date | 2015 | |
Citation | RIBEIRO, Gerusa; PIRES, Denise Elvira Pires de; FLÔR, Rita de Cássia. Concepção de biossegurança de docentes do ensino técnico de enfermagem em um estado do sul do Brasil. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 13, n. 3, p. 721-737, set./dez. 2015. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67045 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | O respeito a normas de biossegurança é fundamental para a realização de cuidados seguros, e o ensino na formação profissional em saúde desempenha papel fundamental nesse processo. Este artigo é resultado de pesquisa exploratório-descritiva, de abordagem qualitativa, com o objetivo de identificar as concepções de biossegurança de docentes do ensino técnico de enfermagem que atuam em instituições vinculadas à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica de um estado do Sul do Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com o universo dos enfermeiros docentes de duas instituições envolvidos em atividades supervisionadas de estágio durante o período de um mês, em 2012. Os resultados mostraram três visões de biossegurança: como sinônimo de equipamentos de proteção individual; como proteção dos envolvidos no trabalho; e como segurança da vida. Identificou-se, ainda, que o docente reproduz o que aprendeu na escola e toma decisões influenciado pelos cenários de sua prática. Concluiu-se que os docentes entendem a importância de adotar práticas laborais seguras e que o ensino influencia nas ações dos futuros profissionais; no entanto, a concepção de defesa da vida foi minoritária. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Exposição a agentes biológicos | en_US |
Subject in Portuguese | Biossegurança | en_US |
Subject in Portuguese | Enfermagem | en_US |
Subject in Portuguese | Educação técnica em enfermagem | en_US |
Subject in Portuguese | Saúde do trabalhador | en_US |
Title | Concepção de biossegurança de docentes do ensino técnico de enfermagem em um estado do sul do Brasil | en_US |
Alternative title | Concept of biosafety among technical nursing education teachers in a state in southern Brazil | en_US |
Alternative title | Concepción de bioseguridad de docentes de la enseñanza técnica de enfermería en un estado del sur de Brasil | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-sol00002 | |
Abstract | Respect for biosafety standards is critical for the provision of safe care, and education in
vocational training in health plays a key role in this
process. This article is the outcome of an exploratory-
-descriptive research project that used a qualitative
approach to identify how technical education nursing
teachers working at institutions linked to the Federal
Professional and Technological Education Network
in a state in Southern Brazil conceive biosafety. Data
were collected through interviews conducted for a
one-month period, in 2012, among nursing teachers
of two institutions involved in supervised internship
activities. The results showed three views on biosafety: as a synonym of personal protective equipment; as
protection of those involved in the work; and as safety for life. It was also noted that teachers reproduce
what they learned in school and make decisions influenced by scenarios in their practice. It was concluded that teachers understand the importance of
adopting safe working practices and that education
influences the actions of future professionals; however, a minority of them took the concept of defending life involved in this issue into account. | en_US |
Affilliation | Instituto Federal de Educação. Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Florianópolis, SC, Brasil. | en_US |
Affilliation | Instituto Federal de Educação. Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil. | en_US |
Subject | Exposure to biological agents | en_US |
Subject | Biosafety | en_US |
Subject | Nursing | en_US |
Subject | Technical education in nursing | en_US |
Subject | Worker's health | en_US |
DeCS | Exposição Ocupacional | en_US |
DeCS | Contenção de Riscos Biológicos | en_US |
DeCS | Enfermagem | en_US |
DeCS | Educação Técnica em Enfermagem | en_US |
DeCS | Saúde Ocupacional | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |