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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67045
CONCEPÇÃO DE BIOSSEGURANÇA DE DOCENTES DO ENSINO TÉCNICO DE ENFERMAGEM EM UM ESTADO DO SUL DO BRASIL
Concepción de bioseguridad de docentes de la enseñanza técnica de enfermería en un estado del sur de Brasil
Biossegurança
Enfermagem
Educação técnica em enfermagem
Saúde do trabalhador
Biosafety
Nursing
Technical education in nursing
Worker's health
Contenção de Riscos Biológicos
Enfermagem
Educação Técnica em Enfermagem
Saúde Ocupacional
Alternative title
Concept of biosafety among technical nursing education teachers in a state in southern BrazilConcepción de bioseguridad de docentes de la enseñanza técnica de enfermería en un estado del sur de Brasil
Affilliation
Instituto Federal de Educação. Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.
Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Florianópolis, SC, Brasil.
Instituto Federal de Educação. Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.
Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Florianópolis, SC, Brasil.
Instituto Federal de Educação. Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.
Abstract in Portuguese
O respeito a normas de biossegurança é fundamental para a realização de cuidados seguros, e o ensino na formação profissional em saúde desempenha papel fundamental nesse processo. Este artigo é resultado de pesquisa exploratório-descritiva, de abordagem qualitativa, com o objetivo de identificar as concepções de biossegurança de docentes do ensino técnico de enfermagem que atuam em instituições vinculadas à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica de um estado do Sul do Brasil. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com o universo dos enfermeiros docentes de duas instituições envolvidos em atividades supervisionadas de estágio durante o período de um mês, em 2012. Os resultados mostraram três visões de biossegurança: como sinônimo de equipamentos de proteção individual; como proteção dos envolvidos no trabalho; e como segurança da vida. Identificou-se, ainda, que o docente reproduz o que aprendeu na escola e toma decisões influenciado pelos cenários de sua prática. Concluiu-se que os docentes entendem a importância de adotar práticas laborais seguras e que o ensino influencia nas ações dos futuros profissionais; no entanto, a concepção de defesa da vida foi minoritária.
Abstract
Respect for biosafety standards is critical for the provision of safe care, and education in
vocational training in health plays a key role in this
process. This article is the outcome of an exploratory-
-descriptive research project that used a qualitative
approach to identify how technical education nursing
teachers working at institutions linked to the Federal
Professional and Technological Education Network
in a state in Southern Brazil conceive biosafety. Data
were collected through interviews conducted for a
one-month period, in 2012, among nursing teachers
of two institutions involved in supervised internship
activities. The results showed three views on biosafety: as a synonym of personal protective equipment; as
protection of those involved in the work; and as safety for life. It was also noted that teachers reproduce
what they learned in school and make decisions influenced by scenarios in their practice. It was concluded that teachers understand the importance of
adopting safe working practices and that education
influences the actions of future professionals; however, a minority of them took the concept of defending life involved in this issue into account.
Keywords in Portuguese
Exposição a agentes biológicosBiossegurança
Enfermagem
Educação técnica em enfermagem
Saúde do trabalhador
Keywords
Exposure to biological agentsBiosafety
Nursing
Technical education in nursing
Worker's health
DeCS
Exposição OcupacionalContenção de Riscos Biológicos
Enfermagem
Educação Técnica em Enfermagem
Saúde Ocupacional
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