Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67055
DINÂMICA PARA A FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA METODOLOGIA DA PESQUISA: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Os professores de Metodologia da Pesquisa devem exercitar sua criatividade na busca da interrelação entre teoria e prática. A dinâmica de ensino aplicada a alunos de cursos técnicos de Análises Clínicas e Biotecnologia da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (Fiocruz-RJ) teve como objetivo possibilitar aos alunos uma melhor compreensão sobre a elaboração de um projeto de pesquisa. O estudo, pautado na abordagem qualitativa, constou de várias etapas pedagógicas que incentivaram os alunos a desenvolverem por si mesmos um projeto de pesquisa, a partir de temas por eles escolhidos, que posteriormente foram discutidos entre os próprios alunos e com os docentes. Observou-se, pelas discussões e percepções apreendidas, o envolvimento dos alunos com a dinâmica e os bons resultados apresentados, com projetos logicamente estruturados, que apontaram que a dinâmica aplicada facilitou, sobremaneira, a compreensão sobre os principais elementos metodológicos que devem estar presentes em um projeto de pesquisa.
Abstract
Teachers of Research Methodology must exercise their creativity in the search for the interrelationship between theory and practice. The teaching dynamics applied to students of technical courses in Clinical Analysis and Biotechnology at the Joaquim Venâncio Polytechnic School of Health (Fiocruz-RJ) aimed to enable students to better understand the elaboration of a research project. The study, based on a qualitative approach, consisted of several pedagogical stages that encouraged students to develop a research project by themselves, based on themes chosen by them, which were later discussed among the students themselves and with the teachers. It was observed, through the discussions and perceptions learned, the involvement of the students with the dynamics and the good results presented, with logically structured projects, which pointed out that the dynamics applied greatly facilitated the understanding of the main methodological elements that should be present in a research project.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Los profesores de Metodología de la Investigación deben ejercitar su creatividad en la búsqueda de la interrelación entre la teoría y la práctica. La dinámica didáctica aplicada a los alumnos de los cursos técnicos de Análisis Clínicos y Biotecnología de la Escuela Politécnica de Salud Joaquim Venâncio (Fiocruz-RJ) tuvo como objetivo posibilitar a los alumnos una mejor comprensión de la elaboración de un proyecto de investigación. El estudio, basado en un enfoque cualitativo, constó de varias etapas pedagógicas que incentivaron a los estudiantes a desarrollar un proyecto de investigación por sí mismos, a partir de temas elegidos por ellos, que luego fueron discutidos entre los propios estudiantes y con los docentes. Se observó, a través de las discusiones y percepciones aprendidas, el involucramiento de los estudiantes con las dinámicas y los buenos resultados presentados, con proyectos estructurados lógicamente, que señalaron que las dinámicas aplicadas facilitaron enormemente la comprensión de los principales elementos metodológicos que deben estar presentes en un proyecto de investigación.
Share