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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67074
TRANSTORNO MENTAL E ESTRESSORES NO TRABALHO ENTRE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DA ÁREA DA SAÚDE
Trastorno mental y estresores en el trabajo entre profesores universitarios en el área de la salud
Docentes
Qualidade de vida
Saúde do trabalhador
Esgotamento profissional
Alternative title
Mental disorder and stress factors at work among health area professorsTrastorno mental y estresores en el trabajo entre profesores universitarios en el área de la salud
Author
Affilliation
Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Odontologia. Departamento de Odontologia Social e Preventiva. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Faculdades Unidas do Norte de Minas. Montes Claros, MG, Brasil.
Faculdades Unidas do Norte de Minas. Montes Claros, MG, Brasil.
Faculdades Unidas do Norte de Minas. Montes Claros, MG, Brasil.
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Campinas, SP, Brasil.
Universidade Estadual de Montes Claros. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Departamento de Odontologia. Montes Claros, MG, Brasil.
Faculdades Unidas do Norte de Minas. Montes Claros, MG, Brasil.
Faculdades Unidas do Norte de Minas. Montes Claros, MG, Brasil.
Faculdades Unidas do Norte de Minas. Montes Claros, MG, Brasil.
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Campinas, SP, Brasil.
Universidade Estadual de Montes Claros. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Departamento de Odontologia. Montes Claros, MG, Brasil.
Abstract in Portuguese
Os professores universitários estão expostos a um aumento de tensão no trabalho pela fragmentação da sua atividade e as responsabilidades exigidas, sem que, em muitas situações, tenham as condições necessárias para responder adequadamente. Tal situação pode representar condições estressoras, aumentando o risco de transtornos mentais. Investigou-se a associação entre transtornos mentais comuns e estressores no trabalho entre professores de nove cursos da área da saúde de uma universidade particular em Minas Gerais. A variável dependente foi a presença de transtornos mentais, avaliada pelo Questionário de Saúde Geral 12. Os estressores no trabalho foram avaliados pelo modelo Esforço-Recompensa e Comprometimento excessivo. As demais variáveis foram: sociodemográficas, história ocupacional, comportamentais e referentes à saúde geral. Os dados foram submetidos à análise descritiva, análise bivariada e regressão de Poisson. Participaram 175 professores (80, 0%), e 19, 5% apresentaram transtornos mentais comuns. A prevalência desses transtornos foi maior entre professores com maior esforço no trabalho (RP= 1, 8; IC95%= 1, 01-3, 46) e menor naqueles com maior qualidade de vida no domínio físico (RP= 0, 95, IC95%= 0, 93-0, 97). Conclui-se que há uma prevalência considerável de transtornos mentais comuns entre professores universitários, sendo maior naqueles que se esforçam mais no trabalho e com pior qualidade de vida no domínio físico.
Abstract
Professors are exposed to increased tension
at work on account of the fragmentation of their activities and of the responsibilities demanded of them
without, in many cases, their having the conditions
they need in order to respond adequately. Such a situation may represent stressful conditions, which increase the risk of mental disorders. We investigated the
association between common mental disorders and
stress factors at work among professors teaching in
nine health courses at a private university in Minas Gerais, Brazil. The dependent variable was the presence
of mental disorders, as measured by General Health
Questionnaire 12. Stress factors at work were evaluated based on the Effort-Reward and Excessive Commitment model. The other variables were sociodemographic, occupational background, behavioral, and
related to general health. The data were submitted to
descriptive analyses, bivariate analyses, and Poisson
regression. A total of 175 professors participated
(80.0%), of whom 19.5% had mental disorders. These
disorders were more prevalent among professors making the most effort at work (PR= 1.8, 95% CI= 1.01-
3.46) and less prevalent among those with higher
quality of life in their physical domain (PR= 0.95,
95% CI= 0.93 to 0.97). It can be concluded that there
is a considerable prevalence of common mental disorders among university professors, which were higher
among those who put more effort into their work and
had lower quality of life in their physical domains.
Keywords in Portuguese
Saúde mentalDocentes
Qualidade de vida
Saúde do trabalhador
Esgotamento profissional
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