Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67096
PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA
Portafolio como estrategia de evaluación de estudiantes de odontología
Portfólio reflexivo
Avaliação formativa
Metodologias de ensino-aprendizagem
Alternative title
Portfolio as a strategy to evaluate dentistry studentsPortafolio como estrategia de evaluación de estudiantes de odontología
Author
Affilliation
Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências da Saúde. João Pessoa, PB, Brasil.
Universidade Federal de Campina Grande. Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas. Patos, PB, Brasil.
Universidade Federal da Paraíba. Departamento de Clínica e Odontologia Social. João Pessoa, PB, Brasil.
Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil.
Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil.
Universidade Federal do Maranhão. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. São Luís, MA, Brasil.
Universidade Federal do Maranhão. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. São Luís, MA, Brasil.
Universidade Federal de Campina Grande. Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas. Patos, PB, Brasil.
Universidade Federal da Paraíba. Departamento de Clínica e Odontologia Social. João Pessoa, PB, Brasil.
Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil.
Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil.
Universidade Federal do Maranhão. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. São Luís, MA, Brasil.
Universidade Federal do Maranhão. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. São Luís, MA, Brasil.
Abstract in Portuguese
O estudo teve por objetivo compreender a percepção de estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal da Paraíba sobre a utilização do portfólio como um dos métodos de avaliação. Os dados referentes a 16 estudantes foram coletados em 2011 por meio da técnica do grupo focal e submetidos à análise de conteúdo. Definiram-se, então, as categorias temáticas: conceituação, papel do discente-docente, metodologias ativas, dificuldades na elaboração do portfólio e sugestões. Os estudantes compreendem o portfólio como instrumento de diálogo entre docentes e discentes, por meio dos relatos das vivências em grupo nos equipamentos sociais e reflexões individuais na construção de conceitos e aprofundamento teórico. Conclui-se que os estudantes percebem o portfólio como ferramenta potente e inovadora para a formação profissional, constituindo-se instrumento de acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem, por ser dialógico, interativo, oportunizando uma aprendizagem ativa.
Abstract
The study aimed to understand the perception Dentistry students at the Federal University
of Paraíba have of the use of portfolios as one of the
evaluation methods. Data were collected from 16 students in 2011 by means of the focus group technique
and were analyzed based on content analysis. The
themes were then defined: conceptualization, student-professor role, active methods, difficulties in
preparing portfolios and suggestions. Students see
portfolios as an instrument of dialog between professors and students through accounts of group experiences in the social equipment and individual
reflections in the construction of concepts and theoretical deepening. It was concluded that students perceive the portfolio as a powerful, innovative tool for
vocational training, serving to monitor the teaching-
-learning process for being dialogical, interactive,
and providing opportunities for active learning.
Keywords in Portuguese
FormaçãoPortfólio reflexivo
Avaliação formativa
Metodologias de ensino-aprendizagem
Share