Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67102
O EMPREGO DO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM DISCIPLINAS DA ÁREA DA SAÚDE
Affilliation
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O modelo de ensino tradicional, ancorado na figura do professor como transmissor da informação, ainda é amplamente utilizado na educação. Contudo, a aplicação do lúdico vem apresentando-se como uma importante estratégia, atuando também como ferramenta de transposição didática, que consiste na tradução do conhecimento científico em uma forma simplificada e mais acessível ao ambiente escolar. Sendo assim, este trabalho objetivou estudar o uso de atividades lúdicas como alternativa no processo de ensino-aprendizagem em cursos da área da saúde. Para tal, foi discutido o processo de transposição didática e realizada uma contextualização do lúdico buscando compreender o seu papel na aprendizagem de disciplinas da área da saúde. Além disso, foi desenvolvido um modelo de sistema interativo, proposto por Burgun (2013), caracterizado como puzzle - o qual apresenta um problema e uma solução preestabelecida pelo desenvolvedor. O sistema, no formato de livreto, teve como temática a resposta imunológica frente ao HIV e apresentou uma breve contextualização integrando as disciplinas de microbiologia e imunologia, e os minijogos: labirinto, palavras cruzadas, caça-palavras e sete erros. Nesta pesquisa, foi possível elencar as vantagens e desvantagens do ensino tradicional entre as metodologias lúdicas, evidenciando o seu papel como facilitador da aprendizagem. Foi possível concluir que essa estratégia se apresenta como uma ferramenta auxiliadora do processo de ensino-aprendizagem, a ser utilizada como transposição didática, contribuindo ainda para o rompimento de estruturas cristalizadas de ensino que preconizam o protagonismo docente. Consequentemente, beneficia o ambiente acadêmico e a relação professor-aluno-conhecimento, proporcionando um ensino, onde o aluno participa ativamente do seu processo de aprendizagem. Dessa forma, é possível tomar decisões e desenvolver sua autonomia, resultando na formação de profissionais mais conscientes e preparados.
Abstract
The traditional teaching model, anchored in the figure of the teacher as the transmitter of information, is still widely used in education. However, the application of playfulness has been presented as an important strategy, also acting as a tool for didactic transposition, which consists of translating scientific knowledge into a simplified form that is more accessible to the school environment. Thus, this study aimed to study the use of playful activities as an alternative in the teaching-learning process in health courses. To this end, the process of didactic transposition was discussed and a contextualization of the ludic was carried out, seeking to understand its role in the learning of disciplines in the health area. In addition, an interactive system model was developed, proposed by Burgun (2013), characterized as a puzzle - which presents a problem and a solution pre-established by the developer. The system, in booklet format, had as its theme the immune response to HIV and presented a brief contextualization integrating the disciplines of microbiology and immunology, and the mini-games: maze, crossword, word search and seven errors. In this research, it was possible to list the advantages and disadvantages of traditional teaching among the playful methodologies, evidencing its role as a facilitator of learning. It was possible to conclude that this strategy presents itself as an auxiliary tool of the teaching-learning process, to be used as a didactic transposition, also contributing to the rupture of crystallized teaching structures that advocate teacher protagonism. Consequently, it benefits the academic environment and the teacher-student-knowledge relationship, providing teaching where the student actively participates in his or her learning process. In this way, it is possible to make decisions and develop their autonomy, resulting in the formation of more aware and prepared professionals.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
El modelo tradicional de enseñanza, anclado en la figura del profesor como transmisor de información, sigue siendo muy utilizado en la educación. Sin embargo, la aplicación de lo lúdico se ha presentado como una estrategia importante, actuando también como herramienta de transposición didáctica, que consiste en traducir el conocimiento científico a una forma simplificada y más accesible al entorno escolar. Así, este estudio tuvo como objetivo estudiar el uso de las actividades lúdicas como alternativa en el proceso de enseñanza-aprendizaje en los cursos de salud. Para ello, se discutió el proceso de transposición didáctica y se realizó una contextualización de lo lúdico, buscando comprender su papel en el aprendizaje de disciplinas en el área de la salud. Además, se desarrolló un modelo de sistema interactivo, propuesto por Burgun (2013), caracterizado como un rompecabezas, que presenta un problema y una solución preestablecidos por el desarrollador. El sistema, en formato cuadernillo, tuvo como tema la respuesta inmune al VIH y presentó una breve contextualización integrando las disciplinas de microbiología e inmunología, y los minijuegos: laberinto, crucigrama, sopa de letras y siete errores. En esta investigación se logró enumerar las ventajas y desventajas de la enseñanza tradicional entre las metodologías lúdicas, evidenciando su rol como facilitador del aprendizaje. Se pudo concluir que esta estrategia se presenta como una herramienta auxiliar del proceso de enseñanza-aprendizaje, para ser utilizada como transposición didáctica, contribuyendo también a la ruptura de estructuras didácticas cristalizadas que propugnan el protagonismo docente. En consecuencia, beneficia el entorno académico y la relación profesor-alumno-conocimiento, proporcionando una enseñanza donde el alumno participa activamente en su proceso de aprendizaje. De esta manera, es posible tomar decisiones y desarrollar su autonomía, lo que resulta en la formación de profesionales más conscientes y preparados.
Share