Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67107
USO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO NA SAÚDE: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Uso de metodologías activas de aprendizaje para la educación en la salud: análisis de la producción científica
Alternative title
Using active learning methodologies for education in health: scientific production analysisUso de metodologías activas de aprendizaje para la educación en la salud: análisis de la producción científica
Author
Affilliation
Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia. Sobral, CE, Brasil.
Universidade Estadual Vale do Acaraú. Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde. Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde. Sobral, CE, Brasil.
Universidade Estadual Vale do Acaraú. Centro de Ciências da Educação. Sobral, CE, Brasil.
Universidade Estadual Vale do Acaraú. Centro de Ciências da Saúde. Sobral, CE, Brasil.
Universidade Federal do Ceará. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Fortaleza, CE, Brasil.
Universidade Federal do Ceará. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família. Sobral, CE, Brasil.
Universidade Estadual Vale do Acaraú. Centro de Ciências da Saúde. Sobral, CE, Brasil.
Universidade Estadual Vale do Acaraú. Centro de Ciências da Saúde. Sobral, CE, Brasil.
Universidade Estadual Vale do Acaraú. Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde. Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde. Sobral, CE, Brasil.
Universidade Estadual Vale do Acaraú. Centro de Ciências da Educação. Sobral, CE, Brasil.
Universidade Estadual Vale do Acaraú. Centro de Ciências da Saúde. Sobral, CE, Brasil.
Universidade Federal do Ceará. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Fortaleza, CE, Brasil.
Universidade Federal do Ceará. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família. Sobral, CE, Brasil.
Universidade Estadual Vale do Acaraú. Centro de Ciências da Saúde. Sobral, CE, Brasil.
Universidade Estadual Vale do Acaraú. Centro de Ciências da Saúde. Sobral, CE, Brasil.
Abstract in Portuguese
O presente artigo tem como objetivo principal analisar a produção científica sobre o uso de metodologias ativas de aprendizagem na educação na saúde. Trata-se de uma revisão bibliográfica da literatura utilizando-se para seleção dos artigos a base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde. A pesquisa ocorreu nos meses de setembro a novembro de 2012. Na busca selecionaram-se 15 artigos completos. Os resultados evidenciaram que o uso das metodologias ativas motiva o discente e o direciona para buscar informações no intuito de solucionar impasse e promover seu próprio desenvolvimento, fazendo com que ele perceba que a nova aprendizagem é um instrumento necessário e significativo para ampliar suas possibilidades e caminhos. Essas metodologias também têm contribuído para mudanças no modo de pensar e agir dos profissionais de saúde, os quais passaram a interagir em um espaço plural de interesses, potencialidades e capacidades.
Abstract
This article aims to review the scientific
literature on the use of active learning methodologies
in health education. This is a review of the literature
using the Virtual Health Library database to select the
articles. The survey took place from September to November 2012. Fifteen full articles were selected in the
search. The results showed that using active methodologies motivates students and directs them to seek
information to solve impasses and further their own
development, making them realize that new learning
is a necessary, significant tool to enhance their possibilities and paths. These methodologies have also contributed to changes in the health professionals' way
of thinking and acting, who started to interact in a
plural space of interests, potentials, and capabilities.
Share