Author | Pereira, Andrezza Karine Araújo de Medeiros | |
Author | Rodrigues, Maísa Paulino | |
Author | Silva, Geórgia Sibele Nogueira da | |
Author | Vieira-Meyer, Anya Pimentel Gomes Fernandes | |
Author | Alves, Renata de Sousa | |
Access date | 2024-11-13T15:55:51Z | |
Available date | 2024-11-13T15:55:51Z | |
Document date | 2015 | |
Citation | PEREIRA, Andrezza Karine Araújo de Medeiros et al. Concepções e práticas de profissionais de nível superior em educação em saúde na estratégia saúde da família. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 13, p. 131-152, 2015. Supl. 2. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67108 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | Este estudo apresenta as concepções e práticas de educação em saúde de profissionais da Estratégia Saúde da Família de um município de pequeno porte no estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa foi realizada com 18 profissionais de nível superior: médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas entre outubro e dezembro de 2013. Fez-se uso da entrevista semiestruturada e da observação norteada em princípios etnográficos. A análise de conteúdo de Bardin subsidiou o exame do material. Os resultados apontam que as concepções e práticas de educação em saúde são orientadas por uma ‘educação bancária’, pautada na transmissão e reprodução de conhecimentos. As ações educativas são, eminentemente, direcionadas à prevenção de doenças e conduzidas, majoritariamente, por enfermeiros e estudantes de graduação em estágio nas Unidades Saúde da Família. Observou-se que a educação em saúde praticada não instrumentaliza os usuários para que desenvolvam autonomia e possam tornar-se sujeitos de suas vidas, de sua história. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Educação em saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Saúde da família | en_US |
Subject in Portuguese | Prática profissional | en_US |
Title | Concepções e práticas de profissionais de nível superior em educação em saúde na estratégia saúde da família | en_US |
Alternative title | Views and practices of higher education professionals in health e education in the family health strategy | en_US |
Alternative title | Concepciones y prácticas de profesionales de nivel superior en educación en salud en la estrategia salud de la familia | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-sip00085 | |
Abstract | This study presents the educational concepts and practices in health of professionals in the
Family Health strategy at a small city in the state of
Rio Grande do Norte, Brazil. The survey was conducted
among 18 high-level professionals, among whom physicians, nurses, and dentists, between October and
December 2013. Semi-structured interviews and observation guided by ethnographic principles were used.
Bardin content analysis supported the analysis of the
material. The results show that the health education
concepts and practices are guided by a ‘banking education’ that is based on the transmission and reproduction of knowledge. The educational activities are
eminently aimed at disease prevention and conducted
largely by nurses and graduate students taking internships at the Family Health Units. It was observed
that the health education practiced does not instrumentalize users to develop autonomy and become the
subjects of their lives and of their history. | en_US |
Affilliation | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Departamento de Enfermagem. Natal, RN, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva. Natal, RN, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Departamento de Psicologia. Natal, RN, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Fortaleza, CE, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Ceará. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas. Fortaleza, CE, Brasil. | en_US |
Subject | Health education | en_US |
Subject | Family health | en_US |
Subject | Professional practice | en_US |
DeCS | Educação em Saúde | en_US |
DeCS | Saúde da Família | en_US |
DeCS | Prática Profissional | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |