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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67108
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFISSIONAIS DE NÍVEL SUPERIOR EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Concepciones y prácticas de profesionales de nivel superior en educación en salud en la estrategia salud de la familia
Alternative title
Views and practices of higher education professionals in health e education in the family health strategyConcepciones y prácticas de profesionales de nivel superior en educación en salud en la estrategia salud de la familia
Author
Affilliation
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Departamento de Enfermagem. Natal, RN, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva. Natal, RN, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Departamento de Psicologia. Natal, RN, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fortaleza, CE, Brasil.
Universidade Federal do Ceará. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas. Fortaleza, CE, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva. Natal, RN, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Departamento de Psicologia. Natal, RN, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fortaleza, CE, Brasil.
Universidade Federal do Ceará. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas. Fortaleza, CE, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este estudo apresenta as concepções e práticas de educação em saúde de profissionais da Estratégia Saúde da Família de um município de pequeno porte no estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa foi realizada com 18 profissionais de nível superior: médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas entre outubro e dezembro de 2013. Fez-se uso da entrevista semiestruturada e da observação norteada em princípios etnográficos. A análise de conteúdo de Bardin subsidiou o exame do material. Os resultados apontam que as concepções e práticas de educação em saúde são orientadas por uma ‘educação bancária’, pautada na transmissão e reprodução de conhecimentos. As ações educativas são, eminentemente, direcionadas à prevenção de doenças e conduzidas, majoritariamente, por enfermeiros e estudantes de graduação em estágio nas Unidades Saúde da Família. Observou-se que a educação em saúde praticada não instrumentaliza os usuários para que desenvolvam autonomia e possam tornar-se sujeitos de suas vidas, de sua história.
Abstract
This study presents the educational concepts and practices in health of professionals in the
Family Health strategy at a small city in the state of
Rio Grande do Norte, Brazil. The survey was conducted
among 18 high-level professionals, among whom physicians, nurses, and dentists, between October and
December 2013. Semi-structured interviews and observation guided by ethnographic principles were used.
Bardin content analysis supported the analysis of the
material. The results show that the health education
concepts and practices are guided by a ‘banking education’ that is based on the transmission and reproduction of knowledge. The educational activities are
eminently aimed at disease prevention and conducted
largely by nurses and graduate students taking internships at the Family Health Units. It was observed
that the health education practiced does not instrumentalize users to develop autonomy and become the
subjects of their lives and of their history.
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