Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67109
CONSTRUÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA E APRENDIZADOS COM A EXPERIÊNCIA NO MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Construcción teórica y metodológica y aprendizajes con la experiencia en la maestría profesional en salud de la familia
Educação de pós-graduação
Educação baseada em competências
Alternative title
Theoretical and methodological conception and learning from experience on family health master programConstrucción teórica y metodológica y aprendizajes con la experiencia en la maestría profesional en salud de la familia
Author
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Departamento de Administração e Planejamento em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Estadual Vale do Acaraú. Centro de Ciências da Saúde. Sobral, CE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fortaleza, CE, Brasil.
Universidade Regional do Cariri. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Saúde. Crato, CE, Brasil.
Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem. Departamento de Enfermagem. Fortaleza, CE, Brasil.
Universidade Estadual Vale do Acaraú. Centro de Ciências da Saúde. Sobral, CE, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Fortaleza, CE, Brasil.
Universidade Regional do Cariri. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Saúde. Crato, CE, Brasil.
Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem. Departamento de Enfermagem. Fortaleza, CE, Brasil.
Abstract in Portuguese
No Brasil, ainda são escassos os estudos voltados à formação profissional em nível de pós-graduação para atuar no Sistema Único de Saúde. Este artigo tem por objetivo relatar a experiência de construção do Mestrado Profissional em Saúde da Família, oferecido pela Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família. Para tanto, apresenta os antecedentes dessa proposta e discute a concepção teórico-metodológica que permeou todo o processo. Conceitos de educação permanente, aprendizagem significativa e educação de adultos são discutidos de forma contextualizada com a criação do mestrado. Espera-se que esta experiência possa subsidiar reflexões em outros contextos de formação, sabendo que é um processo em andamento e que as questões relacionadas à concepção do curso e aos resultados percebidos até o momento fazem parte de um desafio maior que é o da educação de adultos.
Abstract
Studies focused on professional training at
the graduate level to work for the National Health System are scarce in Brazil. This article aims to report on
the experience of building the Professional Master's
Degree in Family Health offered by the Northeastern
Network of Education in Family Health. It presents
the background to this proposal and discusses the theoretical and methodological design that permeated the
entire process. Continuing education, significant adult
learning, and education concepts are discussed in the
context of the creation of the Master's Degree course.
It is hoped that this experience can subsidize reflections in other training contexts, knowing that it is
an ongoing process and that the issues related to the
design of the course and the results attained so far
are part of a larger challenge, which is the education
of adults.
Keywords in Portuguese
Estratégia saúde da famíliaEducação de pós-graduação
Educação baseada em competências
Share