Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67111
CAPACITAÇÃO DISCENTE NO PROCESSO DE TRABALHO EM DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
Capacitación discente en el proceso de trabajo en diagnóstico por imagen del técnico en enfermería
Alternative title
Training nursingtechnician students inthe process of working with diagnostic imagingCapacitación discente en el proceso de trabajo en diagnóstico por imagen del técnico en enfermería
Affilliation
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.
Abstract in Portuguese
A atuação da enfermagem radiológica cresceu significativamente, tornando esse profissional um elemento integral na radiologia e no diagnóstico por imagem. Considerando que um profissional com fragilidades em sua qualificação expõe-se a riscos desnecessários, a importância deste trabalho é resultado da necessidade de disseminar conhecimentos acerca da especialidade a futuros profissionais. O objetivo deste artigo é conhecer o processo de trabalho em diagnóstico por imagem dos discentes do Curso Técnico em Enfermagem-Proeja, em uma instituição pública da Grande Florianópolis, no estado de Santa Catarina. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. Aplicaram-se três questionários aos discentes e docentes do curso, a fim de conhecer as necessidades do curso em relação ao tema. Os resultados revelaram uma defasagem na formação, visto que a temática não é abordada nas aulas. Com base nas necessidades expostas pelos participantes da pesquisa, as ações de capacitação foram planejadas, abordando temas como radiação ionizante, proteção radiológica, atuação do técnico em enfermagem na área e legislação. Após a capacitação, os alunos mostraram maior segurança e interesse em atuar nos serviços de diagnóstico por imagem, bem como em manter um processo de educação continuada. Sendo assim, a realização da capacitação mostrou-se pertinente à formação dos futuros profissionais.
Abstract
The role played by radiologic nursing has
grown significantly, rendering this professional an integral element of radiology and of diagnostic imaging.
Since a professional with flaws in training is exposed
to unnecessary risks, the importance of this work is
the outcome of the need to disseminate knowledge
about this area of expertise to future professionals.
The purpose of this article is to get to know the diagnostic imaging work process offered to the students
of the Technical Course in Nursing-Proeja at a public
institution in the Metropolitan Region of Florianópolis, state of Santa Catarina. Action research was the
methodology used. Three questionnaires were applied
to course students and faculty in order to learn more
about the needs of the course insofar as this topic
is concerned. The results revealed a lag in training,
since the subject is not addressed in class. Based on
the needs shown by the research subjects, the training activities were planned in such a manner as to
cover topics related to ionizing radiation, protection
against radiation, the work of the nursing technician
in this area, and the legislation. After the training,
students showed greater security and interest in working with diagnostic imaging services as well as in
maintaining a continuing education process. Thus,
providing the training proved to be relevant to qualifying future professionals.
Share