Author | Pinhão, Francine | |
Author | Martins, Isabel | |
Access date | 2024-11-18T14:14:20Z | |
Available date | 2024-11-18T14:14:20Z | |
Document date | 2013 | |
Citation | PINHÃO, Francine; MARTINS, Isabel. Modos de agir de textos didáticos de ciências: discutindo o tema saúde e ambiente. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 73-91, jan./abr. 2013. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67145 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | Neste artigo, investiga-se a temática saúde e ambiente em uma coleção didática de ciências para o Ensino Fundamental com base no referencial teórico metodológico da análise crítica do discurso. Com a finalidade de pesquisar o significado acional do texto, foram utilizados os conceitos de gênero e pré-gênero, por meio dos quais identificaram-se três principais grupos de estruturas genéricas: descritivos, explicativos e narrativos. A análise dessas estruturas indica modos de agir disciplinadores de identidades sociais, relações sociais e sistemas de conhecimento e crença. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Agente comunitário de saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Ambiente | en_US |
Subject in Portuguese | Ensino de ciências | en_US |
Subject in Portuguese | Materiais didáticos | en_US |
Title | Modos de agir de textos didáticos de ciências: discutindo o tema saúde e ambiente | en_US |
Alternative title | Action modes of educational texts on science:discussing the health and environment issue | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/S1981-77462013000100005 | |
Abstract | This article investigates the health and environment issue as presented in an educational collection on science for Elementary Education based on the
theoretical framework of critical discourse analysis.
The gender and pre-gender concepts were used to research the actional meaning of the text through which
three main groups of generic structures were identified: descriptive, explanatory, and narrative. By analyzing these structures, one can find action modes
that discipline social identities, social relations, and
knowledge and belief systems. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal Fluminense. Instituto de Educação de Angra dos Reis. Angra dos Reis, RJ, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade de Londres. Camden, Reino Unido. | en_US |
Subject | Health | en_US |
Subject | Environment | en_US |
Subject | Science education | en_US |
Subject | Teaching materials | en_US |
DeCS | Agentes Comunitários de Saúde | en_US |
DeCS | Ensino | en_US |
DeCS | Ciência | en_US |
DeCS | Materiais de Ensino | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |