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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67171
PROPOSTAS INOVADORAS NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Organização curricular em saúde
Educação e saúde
Alternative title
Innovative proposals in vocational training for the unified health systemAuthor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Escola de Museologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Escola de Museologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este ensaio apresenta uma discussão a respeito dos novos cenários da formação do profissional da saúde para o Sistema Único de Saúde (SUS) e sua relação com as propostas apresentadas no relatório Health Professionals for a New Century: Transforming Education to Strengthen Health Systems in an Interdependent World. O relatório foi elaborado por uma comissão independente fo rmada por 18 profissionais e acadêmicos de vários países, liderada pelos médicos e professores Julio Frenk e Lincoln Chen, criada em janeiro de 2010, nos Estados Unidos pelo setor de saúde para homenagear o centenário do Relatório Flexner. A finalidade do relatório foi apresentar recomendações para a adoção de inovações educacionais e institucionais voltadas para a formação de uma nova geração de profissionais mais bem equipados para lidar com os desafios presentes e futuros da área, numa perspectiva global de promoção da saúde. Essa discussão resultou na percepção de que, apesar de políticas e programas governamentais criados no Brasil desde 2001, e de iniciativas institucionais pontuais, a formação dos profissionais da área da saúde ainda é fortemente orientada por uma concepção pedagógica hospitalocêntrica que categoriza os adoecimentos por critérios biologicistas e que dissocia clínica e política, o que não é adequado para contribuir para o fortalecimento do SUS.
Abstract
This essay discusses the new scenarios for
the training of health professionals for the Sistema
Único de Saúde (SUS, Unified Health System) and how
they are related the proposals made in the report
entitled “Health Professionals for a New Century:
Transforming Education to Strengthen Health Systems in an Interdependent World”. It was drafted by
an independent committee made up of 18 professionals and academics from several countries, led by
physicians and professors Julio Frenk and Lincoln
Chen and created in January 2010, in the United
States, by the health sector to honor the centennial
of the Flexner Report. The purpose of the report was
to lay down recommendations for the adoption of
educational and institutional innovations aimed at
training a new generation of professionals in order
for them to be best equipped to deal with the area's
present and future challenges in a comprehensive
perspective of health promotion. The discussion resulted in the perception that, despite governmental
policies and programs created in Brazil since 2001 and
of timely institutional initiatives, health area professionals still get training that is strongly guided by a
hospital-centric educational conception, categorizes
illnesses based on biological criteria, and dissociates
clinic practice and politics, something that is not
suitable to help strengthen the SUS.
Keywords in Portuguese
Formação profissional em saúdeOrganização curricular em saúde
Educação e saúde
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