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ÊNFASE NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO SOB O PARADIGMA ÉTICO-HUMANISTA
Ferla, Josiane Bernart da Silva | Date Issued:
2013
Alternative title
Emphasis on interpersonal relations in the basic training of nurses in the ethical-humanistic paradigmAffilliation
Instituto Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil / Universidade Tuiuti do Paraná. Curitiba, PR, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este estudo analisa a formação inicial do enfermeiro e seu vínculo com o paradigma ético-humanista, especialmente as relações interpessoais. Adotou-se na pesquisa a abordagem qualitativa, do tipo descritivo-exploratório. Os sujeitos eram egressos e docentes do curso de enfermagem de uma faculdade particular da cidade de Curitiba, no Paraná. A coleta de dados foi feita em 2009, com utilização das técnicas de análise documental do projeto pedagógico do curso de graduação em enfermagem, aplicação de questionário aos egressos da graduação em enfermagem e entrevista semiestruturada realizada com enfermeiros-docentes. As informações coletadas foram submetidas à análise de conteúdo, da qual emergiram três categorias: totalidade/multidimensionalidade; interdisciplinaridade/disciplinaridade/dicotomia teoria-prática; relações interpessoais/competência interpessoal. Os resultados revelam que tanto docentes como discentes percebem a formação acadêmica ainda centrada nos referenciais técnico-científicos, porém com uma intencionalidade real de formação também de competências voltadas às relações humanas. Este estudo permitiu identificar a influência do paradigma ético-humanista proposto pelas diretrizes curriculares no processo de formação do enfermeiro, além de reforçar a necessidade de novas possibilidades de desdobramentos das ideias capazes de se fundamentarem em princípios pedagógicos que visem à totalidade do ser em formação e do ser assistido pelo profissional da saúde.
Abstract
This study assesses on the early training of
nurses and its relationship with the ethical-humanistic paradigm, especially to interpersonal relationships. A descriptive-exploratory qualitative research
approach was used. The subjects were graduates and
professors in nursing in the city of Curitiba, southern
Brazil. The data were collected in 2009, using documentary analysis techniques for the undergraduate
nursing program's educational project, the application of a questionnaire among graduates of the college
of nursing, and semi-structured interviews conducted among nursing professors at a private college. The
data collected were subjected to content analysis, from
which three categories emerged: totality/multidimensionality; interdisciplinarity/disciplinarity/dichotomy
between theory and practice, interpersonal relations/
interpersonal skills. The results show that both faculty and students realize that the academic training
provided is still focused on technical and scientific
references, but with a real intent to provide training
in skills aimed at human relations. This study allowed
the influence of the ethical and humanistic paradigm
proposed by the curricular guidelines in the nursing
education process to be noted, and reinforced the
need for new possibilities to develop ideas capable of
serving as the base for educational principles aimed
at the totality of being in training and of the person
assisted by a health professional.
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