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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67194
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PELOS PROFISSIONAIS DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Alternative title
Social representations of health education of family health team professionalsAuthor
Affilliation
Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil / Universidade Federal da Bahia. Salvador, BA, Brasil.
Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil / Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil / École des Hautes Études em Sciences Sociales. Paris, França.
Centro Universitário UNA. Belo Horizonte, MG, Brasil / Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil / Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil / École des Hautes Études em Sciences Sociales. Paris, França.
Centro Universitário UNA. Belo Horizonte, MG, Brasil / Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este estudo discute a forma como os profissionais da equipe de saúde da família pensam e representam a educação em saúde e a prática educativa que realizam. Os sujeitos da pesquisa (n=248) - médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde de 20 unidades básicas de saúde de Belo Horizonte - foram entrevistados mediante a utilização da técnica de evocação livre e da teoria das representações sociais. Solicitou-se aos sujeitos que verbalizassem cinco palavras que lhes ocorressem imediatamente em relação à educação em saúde, classificando-as em positiva ou negativa. Utilizou-se o software Evoc e calculou-se a frequência simples de ocorrência, a média ponderada de ocorrência em função da ordem de evocação e a média das ordens ponderadas do conjunto dos termos evocados. Construiu-se o quadro de quatro casas composto do núcleo central, elementos de contraste e periféricos da representação. Médicos e enfermeiros compartilham conteúdos representacionais entre si, expressando representações sociais similares, ao apresentarem nos possíveis núcleos centrais 'capacitação' e 'prevenção'. Auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde se assemelham por meio dos possíveis elementos centrais 'educação' e 'prevenção'. O foco recai na transmissão de orientações com o objetivo de persuadir os indivíduos à adoção de modos de vida saudáveis.
Abstract
This study discusses how the professionals
on the family health team interpret and represent
the health education and educational practice they
perform. The subjects (n=248) – physicians, nurses,
nurse aides, and community health workers from 20
basic health units in Belo Horizonte (southeastern
Brazil) – were interviewed using the free recall technique and the theory of social representations. Subjects were asked to verbalize five words that came to
their minds immediately when thinking about health
education, rating them as positive or negative. The
Evoc software was used and the simple frequency of
occurrence, the weighted average of occurrence based
on the order of recall, and the weighted average of all
the terms mentioned were calculated. The four decimal frame comprising the central core and contrast
and peripheral elements of representation was constructed. Physicians and nurses shared representational
content among themselves, expressing similar social
representations when presenting the possible central
core of 'empowerment' and 'prevention.' Nursing aides
and community health workers resemble each other
through the possible central elements of 'education'
and 'prevention.' The focus is on the conveyance of
guidelines aimed at persuading individuals to adopt
healthy lifestyles.
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