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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67199
PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE CUIDADORAS COMUNITÁRIAS NO CUIDADO DE CRIANÇAS MENORES DE TRÊS ANOS
Alternative title
Views and practices of community caregivers in providing care to children aged fewer than three yearsAuthor
Affilliation
Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil / Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil / Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil / Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil / Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
O objetivo desta investigação foi conhecer as percepções e formas de cuidar de cuidadoras comunitárias de crianças menores de três anos. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo com análise qualitativa dos dados. A definição dos sujeitos do estudo foi realizada por meio de mapeamento de possíveis cuidadores comunitários de crianças menores de três anos de idade. Para coleta dos dados, foi utilizada entrevista semiestruturada, com 18 cuidadoras comunitárias, em suas residências. Foi realizada análise categorial temática dos dados, por meio da qual foram identificadas duas categorias: o cuidado na perspectiva do cuidador e formas de cuidar. A primeira categoria evidenciou que o cuidado de crianças menores de três anos é uma tarefa que exige responsabilidade e comprometimento. A segunda categoria mostrou que as cuidadoras priorizam a alimentação, higiene e segurança da criança e consideram o brincar importante para estimular a aprendizagem e a socialização da criança. Este estudo mostrou a necessidade de se propiciar mais espaços de diálogo entre mães, pais, outros familiares, cuidadoras comunitárias e profissionais que lidam com a infância, com o intuito de se ampliar os conhecimentos sobre o cuidado infantil.
Abstract
The aim of this study was to understand
the views and approaches community caregivers use
to provide care to children aged fewer than three
years. This is an exploratory, descriptive study with
qualitative data analysis. Study subjects were defined
by mapping possible community caregivers assisting
children under three years old. Semi structured interviews were conducted among 18 community caregivers, in their homes. A thematic categorial data
analysis was performed, which allowed two categories to be identified: care from the caregiver's viewpoint and ways of caring. The first category showed
that caring for children aged fewer than three years is
a task that requires responsibility and commitment.
The second category showed that caregivers prioritize the children's nutrition, hygiene and safety, and
that they consider playing important to drive the
kids' learning and socialization process. This study
showed the need to provide more opportunities for
dialog among mothers, fathers, other family members,
caregivers, and community professionals who deal
with childhood with the aim to increase knowledge
about child care.
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