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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67212
EDUCAÇÃO EM SAÚDE E CIDADANIA: REVISÃO INTEGRATIVA
Educación en salud y ciudadanía: revisión integradora
Alternative title
Health education and citizenship: integrative reviewEducación en salud y ciudadanía: revisión integradora
Author
Affilliation
Universidade Federal do Pará. Belém, PA, Brasil.
Universidade Federal do Pará. Belém, PA, Brasil / Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil / Institut National de Recherche Pédagogique. França.
Universidade Federal do Pará. Belém, PA, Brasil / Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.
Universidade Federal do Pará. Faculdade de Enfermagem. Belém, PA, Brasil.
Universidade Federal do Pará. Faculdade de Enfermagem. Belém, PA, Brasil.
Universidade Federal do Pará. Belém, PA, Brasil / Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil / Institut National de Recherche Pédagogique. França.
Universidade Federal do Pará. Belém, PA, Brasil / Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.
Universidade Federal do Pará. Faculdade de Enfermagem. Belém, PA, Brasil.
Universidade Federal do Pará. Faculdade de Enfermagem. Belém, PA, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este artigo apresenta os resultados de uma revisão integrativa de literatura sobre educação em saúde e cidadania, que buscou conhecer e analisar as diferentes contribuições científicas disponíveis. A educação em saúde reflete uma estratégia que almeja um cidadão coautor do processo de construção do cuidado à sua saúde. Utilizouse para a coleta de dados a base Lilacs (Literatura LatinoAmericana do Caribe em Ciências da Saúde) no período de 2000 a 2011, totalizando 79 produções. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, a amostra final incluiu dez publicações. A pesquisa trouxe a prevalência de estudos da natureza artigo, apresentando mais de três autores, com predominância de docentes e produção do tipo revisão teórica. As categorias que emergiram do estudo foram: educação em saúde - historicidade e bases conceituais; e educação popular como geradora de cidadania. As evidências mostraram o processo histórico das políticas de saúde e o surgimento dos movimentos sociais voltados para as necessidades da população. Destacaram também que a educação permanente em saúde proporciona a construção de novos saberes, mediante a junção de conhecimentos científicos e de saberes populares. Manifestaramse na literatura contribuições relevantes sobre a educação em saúde, por ser uma prática emancipadora do sujeito, atuando como espaço gerador de cidadania.
Abstract
This article presents the outcome of an integrative literature review on health education and
citizenship that sought to understand and analyze
the different scientific contributions available. Health
education reflects a strategy that seeks a citizen who
is a co-author of the process of building his or her
own health care. The LILACS (Latin American and
Caribbean Center Health Sciences Information) database was used to collect the data in the period ranging from 2000 to 2011, with a total of 79 publications.
After applying the inclusion and exclusion criteria,
the final sample consisted of ten articles. The study
revealed the prevalence of article studies with more
than three authors – predominantly professors –, and
of theoretical reviews. The categories that emerged
from the study were health education – historical
background and conceptual foundations, and popular education as an engine for citizenship. The evidence showed the historical process of the health
policies and the emergence of social movements targeting the needs of the population. They also highlighted that continuing health education allows for
the construction of new knowledge by blending scientific and popular knowledge. The literature shows
relevant contributions on health education, as it is an
emancipatory practice of the subject acting as a space
that generates citizenship.
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