Author | Silva, Luiz Anildo Anacleto da | |
Author | Leite, Marinês Tambara | |
Author | Pinno, Camila | |
Access date | 2024-11-23T17:37:55Z | |
Available date | 2024-11-23T17:37:55Z | |
Document date | 2014 | |
Citation | SILVA, Luiz Anildo Anacleto da; LEITE, Marinês Tambara; PINNO, Camila. Contribuições das comissões de integração ensino-serviço na educação permanente em saúde. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, p. 403-424, maio/ago. 2014. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67247 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | As comissões de integração ensino-serviço têm um importante papel para a efetivação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Neste estudo qualitativo, descritivo e exploratório, objetivouse conhecer os fatores que potencializam ou fragilizam a construção e o desenvolvimento dos planos regionais de educação permanente na concepção dos membros participantes das comissões de integração ensino-serviço do estado do Rio Grande do Sul. A amostra de participantes ocorreu pelo método proposital, intencional ou deliberado. Os resultados evidenciam a importância de tais comissões no desenvolvimento dos planos regionais de educação permanente em saúde. São considerados fatores facilitadores: a participação e o envolvimento dos profissionais, a estruturação dos serviços. Os fatores limitadores são as dificuldades de articulação, participação e envolvimento pessoal e institucional; e a participação dos gestores. O envolvimento dos gestores no processo é dual: seu conhecimento e envolvimento são considerados fatores facilitadores, enquanto o desconhecimento e a não facilitação na inserção no processo educativo são entendidos como prejudiciais ao desenvolvimento do processo como um todo. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Comissão de integração ensino-serviço | en_US |
Subject in Portuguese | Educação permanente em saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Processo de trabalho | en_US |
Title | Contribuições das comissões de integração ensino-serviço na educação permanente em saúde | en_US |
Alternative title | Contributions of teaching-service integration commissions in continuing education in health | en_US |
Alternative title | Contribuciones de las comisiones de integración enseñanza-servicio en la educación permanente en salud | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/S1981-77462014000200011 | |
Abstract | The teaching-service integration commissions play an important role in the realization of the
National Policy for Continuing Education in Health.
The purpose of this qualitative, descriptive study was
to get to know the factors that enhance or weaken the
construction and development of regional plans for
continuing education in the view of the members participating in the teaching-service integration commissions in the state of Rio Grande do Sul (South Brazil).
The participant sample was comprised based on the
purposeful, intentional or deliberate method. The results show the importance of such commissions in the
development of regional plans for continuing health
education. The professionals' participation and involvement and the structuring of the services are considered facilitating factors. Limiting factors, meanwhile,
are difficulties in coordination, participation, and personal and institutional involvement, in addition to
the participation of the managers. The managers' involvement in the process is dual: their knowledge
and involvement are considered facilitating factors,
while ignorance and failure to facilitate insertion in
the educational process are seen as harmful to the
development of the process as a whole. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal de Santa Maria. Palmeira das Missões, RS, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal de Santa Maria. Palmeira das Missões, RS, Brasil / Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal de Santa Maria. Palmeira das Missões, RS, Brasil. | en_US |
Subject | Teaching-service integration commission | en_US |
Subject | Continuing health education | en_US |
Subject | Working process | en_US |
DeCS | Educação em Saúde | en_US |
DeCS | Educação Continuada | en_US |
DeCS | Fluxo de Trabalho | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |