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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67247
CONTRIBUIÇÕES DAS COMISSÕES DE INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
Contribuciones de las comisiones de integración enseñanza-servicio en la educación permanente en salud
Educação permanente em saúde
Processo de trabalho
Alternative title
Contributions of teaching-service integration commissions in continuing education in healthContribuciones de las comisiones de integración enseñanza-servicio en la educación permanente en salud
Affilliation
Universidade Federal de Santa Maria. Palmeira das Missões, RS, Brasil.
Universidade Federal de Santa Maria. Palmeira das Missões, RS, Brasil / Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal de Santa Maria. Palmeira das Missões, RS, Brasil.
Universidade Federal de Santa Maria. Palmeira das Missões, RS, Brasil / Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil.
Universidade Federal de Santa Maria. Palmeira das Missões, RS, Brasil.
Abstract in Portuguese
As comissões de integração ensino-serviço têm um importante papel para a efetivação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Neste estudo qualitativo, descritivo e exploratório, objetivouse conhecer os fatores que potencializam ou fragilizam a construção e o desenvolvimento dos planos regionais de educação permanente na concepção dos membros participantes das comissões de integração ensino-serviço do estado do Rio Grande do Sul. A amostra de participantes ocorreu pelo método proposital, intencional ou deliberado. Os resultados evidenciam a importância de tais comissões no desenvolvimento dos planos regionais de educação permanente em saúde. São considerados fatores facilitadores: a participação e o envolvimento dos profissionais, a estruturação dos serviços. Os fatores limitadores são as dificuldades de articulação, participação e envolvimento pessoal e institucional; e a participação dos gestores. O envolvimento dos gestores no processo é dual: seu conhecimento e envolvimento são considerados fatores facilitadores, enquanto o desconhecimento e a não facilitação na inserção no processo educativo são entendidos como prejudiciais ao desenvolvimento do processo como um todo.
Abstract
The teaching-service integration commissions play an important role in the realization of the
National Policy for Continuing Education in Health.
The purpose of this qualitative, descriptive study was
to get to know the factors that enhance or weaken the
construction and development of regional plans for
continuing education in the view of the members participating in the teaching-service integration commissions in the state of Rio Grande do Sul (South Brazil).
The participant sample was comprised based on the
purposeful, intentional or deliberate method. The results show the importance of such commissions in the
development of regional plans for continuing health
education. The professionals' participation and involvement and the structuring of the services are considered facilitating factors. Limiting factors, meanwhile,
are difficulties in coordination, participation, and personal and institutional involvement, in addition to
the participation of the managers. The managers' involvement in the process is dual: their knowledge
and involvement are considered facilitating factors,
while ignorance and failure to facilitate insertion in
the educational process are seen as harmful to the
development of the process as a whole.
Keywords in Portuguese
Comissão de integração ensino-serviçoEducação permanente em saúde
Processo de trabalho
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