Author | Silva, Aline Almeida da | |
Author | Souza, Kátia Reis de | |
Access date | 2024-11-24T18:55:37Z | |
Available date | 2024-11-24T18:55:37Z | |
Document date | 2014 | |
Citation | SILVA, Aline Almeida da; SOUZA, Kátia Reis de. Educação, pesquisa participante e saúde: as ideias de Carlos Rodrigues Brandão. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 12, n. 3, p. 519-539, set./dez. 2014. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67256 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | Este artigo tem como objetivo analisar as obras do autor brasileiro Carlos Rodrigues Brandão relacionadas ao campo da educação e da pesquisa participante, destacando os seus pressupostos teóricos e estabelecendo relações com o campo da saúde. Realizamos uma investigação de caráter qualitativo e de tipo exploratório-descritivo, adotando a pesquisa bibliográfica como procedimento metodológico. 'Educação' foi a categoria teórica principal. Ademais, obtivemos as seguintes categorias empíricas advindas das análises textuais: 'educações'; 'sempre aprendemos uns com os outros'; 'uma antropologia participante'; 'liberdade, autonomia e esperança'; 'pesquisa participante'; 'diálogo: (re)construção do conhecimento ou construção de saberes'; 'pesquisa, conhecimento e tempo'; 'o sentido da palavra: direito de pronunciar o sentido do mundo'. Verificamos importantes fundamentos de uma concepção crítica de educação que podem contribuir como base para práticas democráticas de saúde, como, por exemplo, a ideia de 'diálogo' como pedra angular pedagógica, que possibilita processos de interação de sujeitos e a construção social do conhecimento. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Carlos Rodrigues Brandão | en_US |
Subject in Portuguese | Educação e antropologia | en_US |
Subject in Portuguese | Educação e saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Pesquisa participante | en_US |
Title | Educação, pesquisa participante e saúde: as ideias de Carlos Rodrigues Brandão | en_US |
Alternative title | Education, participatory research, and health:the ideas of Carlos Rodrigues Brandão | en_US |
Alternative title | Educación, investigación participante y salud: las ideas de Carlos Rodrigues Brandão | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/1981-7746-sip00012 | |
Abstract | This article aims to analyze the work of
Brazilian author Carlos Rodrigues Brandão as related
to the field of education and participatory research,
highlighting his theoretical assumptions and establishing relationships with the field of healthcare. We
conducted a qualitative, exploratory-descriptive investigation, using literature research as a methodological procedure. 'Education' was the main theoretical
category. Additionally, we obtained the following empirical categories arising from textual analysis: 'Educations;' 'always learn from each other;' 'a participatory anthropology;' 'freedom, autonomy, and hope;'
'participatory research;' 'dialog: (Re)construction of
knowledge or construction of knowledge;' 'research,
knowledge, and time;' 'The sense of the word: the
right to pronounce the meaning of the world.' We
checked important foundations of a critical conception of education that can contribute as a basis for democratic health practices, such as the idea of 'dialog'
as a pedagogical cornerstone that enables interaction
processes among individuals and the social construction of knowledge. | en_US |
Affilliation | Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Carlos Rodrigues Brandão | en_US |
Subject | Education and anthropology | en_US |
Subject | Education and health | en_US |
Subject | Participatory research | en_US |
DeCS | Educação | en_US |
DeCS | Antropologia | en_US |
DeCS | Saúde | en_US |
DeCS | Pesquisa Aplicada | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |