Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67256
EDUCAÇÃO, PESQUISA PARTICIPANTE E SAÚDE: AS IDEIAS DE CARLOS RODRIGUES BRANDÃO
Educación, investigación participante y salud: las ideas de Carlos Rodrigues Brandão
Educação e antropologia
Educação e saúde
Pesquisa participante
Education and anthropology
Education and health
Participatory research
Alternative title
Education, participatory research, and health:the ideas of Carlos Rodrigues BrandãoEducación, investigación participante y salud: las ideas de Carlos Rodrigues Brandão
Affilliation
Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este artigo tem como objetivo analisar as obras do autor brasileiro Carlos Rodrigues Brandão relacionadas ao campo da educação e da pesquisa participante, destacando os seus pressupostos teóricos e estabelecendo relações com o campo da saúde. Realizamos uma investigação de caráter qualitativo e de tipo exploratório-descritivo, adotando a pesquisa bibliográfica como procedimento metodológico. 'Educação' foi a categoria teórica principal. Ademais, obtivemos as seguintes categorias empíricas advindas das análises textuais: 'educações'; 'sempre aprendemos uns com os outros'; 'uma antropologia participante'; 'liberdade, autonomia e esperança'; 'pesquisa participante'; 'diálogo: (re)construção do conhecimento ou construção de saberes'; 'pesquisa, conhecimento e tempo'; 'o sentido da palavra: direito de pronunciar o sentido do mundo'. Verificamos importantes fundamentos de uma concepção crítica de educação que podem contribuir como base para práticas democráticas de saúde, como, por exemplo, a ideia de 'diálogo' como pedra angular pedagógica, que possibilita processos de interação de sujeitos e a construção social do conhecimento.
Abstract
This article aims to analyze the work of
Brazilian author Carlos Rodrigues Brandão as related
to the field of education and participatory research,
highlighting his theoretical assumptions and establishing relationships with the field of healthcare. We
conducted a qualitative, exploratory-descriptive investigation, using literature research as a methodological procedure. 'Education' was the main theoretical
category. Additionally, we obtained the following empirical categories arising from textual analysis: 'Educations;' 'always learn from each other;' 'a participatory anthropology;' 'freedom, autonomy, and hope;'
'participatory research;' 'dialog: (Re)construction of
knowledge or construction of knowledge;' 'research,
knowledge, and time;' 'The sense of the word: the
right to pronounce the meaning of the world.' We
checked important foundations of a critical conception of education that can contribute as a basis for democratic health practices, such as the idea of 'dialog'
as a pedagogical cornerstone that enables interaction
processes among individuals and the social construction of knowledge.
Keywords in Portuguese
Carlos Rodrigues BrandãoEducação e antropologia
Educação e saúde
Pesquisa participante
Keywords
Carlos Rodrigues BrandãoEducation and anthropology
Education and health
Participatory research
Share