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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67287
EXPERIÊNCIAS DE HUMANIZAÇÃO POR ESTUDANTES DE MEDICINA
Humanização de assistência
Aprendizagem
Estudantes de medicina
Relações médico-paciente
Humanização da Assistência
Aprendizagem
Estudantes de Medicina
Relações Médico-Paciente
Alternative title
Humanization experiences for students of medicineAffilliation
Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Campinas, SP, Brasil / Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Faculdade de Medicina. Campinas, SP, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Faculdade de Medicina. Campinas, SP, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Faculdade de Medicina. Campinas, SP, Brasil.
Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Faculdade de Medicina. Campinas, SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
Tendo em vista as dimensões da humanização na atenção e formação do profissional de saúde, as reformas curriculares implantadas nacionalmente e a experiência de reestruturação do projeto pedagógico da faculdade em estudo, esta pesquisa objetivou analisar as percepções de discentes de medicina referentes às experiências que possibilitaram o desenvolvimento de conteúdos, habilidades e comportamentos voltados à humanização. Procedeuse a um estudo de caráter qualitativo, com base nas narrativas de vivências significativas de cuidado e acolhimento, de 63 estudantes do segundo e do quarto anos. A análise embasou-se no conteúdo simbólico das redações, enfocando aspectos pedagógicos, psicológicos e éticos. Buscou-se ampliar a diversidade de pontos de vista e valorizar as mensagens que demonstravam percepções, impressões e intuições. Constataram-se como marcantes, principalmente, as atividades práticas que acontecem em diferentes cenários, quando se propicia aos discentes o acompanhamento, a responsabilização e o contato com o sofrimento perante a doença e a morte. Por meio de modelos docentes e profissionais, ou na relação direta com pacientes e famílias, tais situações criam movimentos de perturbação e desassossegos que implicam possíveis sentidos à humanização.
Abstract
Given the dimensions of humanization
in both the care and in the training of health professionals, the curriculum reforms implemented nationally and the educational project restructuring experience at the school under review, this article sought
to analyze the medical students' views regarding the
experiences that enabled them to develop content,
skills and behaviors aimed at humanization. The authors conducted a qualitative study among 63 sophomore and senior students based on their accounts
of significant experiences involving care and receptivity. The analysis was based on the symbolic content
of the essays and focused on educational, psychological and ethical aspects involved. An attempt was
made to broaden the diversity of viewpoints and add
value to messages that showed perceptions, impressions and intuitions. It was shown that most striking
ones were practical activities that took place in different scenarios, when students were required to monitor, assigned responsibilities related to, and came
into contact with suffering caused by disease and
death. By employing academic and professional models, or in the direct relationship with patients and
families, such situations create movements of disturbance and unrest and direct possible senses towards
humanization.
Keywords in Portuguese
SUSHumanização de assistência
Aprendizagem
Estudantes de medicina
Relações médico-paciente
DeCS
Sistema Único de SaúdeHumanização da Assistência
Aprendizagem
Estudantes de Medicina
Relações Médico-Paciente
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