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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67295
A IMPORTÂNCIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SAÚDE COMUNITÁRIA
Alternative title
The importance of problematization in the construction of knowledge in community healthAffilliation
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente, SP, Brasil.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente, SP, Brasil / Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente, SP, Brasil.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente, SP, Brasil / Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente, SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
Neste artigo, relatase a experiência de devolução de conhecimentos produzidos por meio de uma pesquisa-ação educativa em saúde, efetivada em uma comunidade local, e demonstrase que, por meio do diálogo proporcionado pela problematização, surgiram oportunidades de reflexão coletiva acerca de problemas vividos por todos, oferecendo condições para o desenvolvimento de cidadãos mais participativos, mais críticos e, principalmente, mais ativos diante de sua realidade. O objetivo da pesquisa foi o de trabalhar com a população a relação entre moscas domésticas e saúde ambiental, problematizando as questões relativas a saúde e ambiente nos bairros Jardim Morada do Sol e Parque Residencial Francisco Belo Galindo, em Presidente Prudente, São Paulo, Brasil. Utilizou-se, para isso, a metodologia da pesquisa-ação, e como referencial teórico a educação popular de Paulo Freire, problematizandose as condições de saúde em áreas urbanas periféricas pobres e analisandose a experiência de articulação de atores sociais na resolução dos seus problemas de saúde. Ao final, indicam-se alguns aspectos que foram apreendidos na investigação acerca dos processos educativos comunitários em saúde, pelos quais, partindo-se das reflexões sobre o ambiente, foram descortinados problemas ambientais e de saúde mais amplos que afetavam a comunidade.
Abstract
This article reports on the experience of
returning knowledge produced through an educational research action in health carried out in a local
community and shows that the dialogue afforded by
problematization allows for opportunities for collective reflection on problems experienced by everyone,
offering conditions for the development of citizens
who are more participatory, more critical and, particularly, more active in confronting their realities.
The goal was to discuss with the population the relationship there is between houseflies and environmental health, bringing up issues relating to health
and environment in the Morada do Sol Garden and
Park Residencial Francisco Belo Galindo neighborhoods, in the city of Presidente Prudente, state of São
Paulo, Brazil. To achieve this goal, the research action
approach was used based on Paulo Freire's popular
education theoretical framework, debating health conditions in impoverished peri-urban areas and analyzing the experience of coordinating social players
to solve their health issues. At the end, the authors
bring up a few aspects that were seized in the investigation of the community health educational processes, by which, starting from the reflections on
the environment, health and environmental problems
affecting the wider community were unveiled.
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