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REPERCUSSÕES DO PROCESSO DE ENSINAR-APRENDER EM SERVIÇOS DE SAÚDE NA QUALIDADE DE VIDA DOS USUÁRIOS
Usuário de serviços de saúde
Humanização da assistência
Qualidade de vida
Promoção da saúde
Health service users
Humanization of assistance
Quality of life
Health promotion
Aprendizagem
Serviços de Saúde
Serviços de Atendimento
Estudo de Avaliação
Qualidade de Vida
Promoção da Saúde
Alternative title
Repercussions of the teaching-learning process in health services in the quality of life of usersAuthor
Affilliation
Universidade do Sul de Santa Catarina. Curso de Enfermagem. Tubarão, SC, Brasil.
Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.
Universidade do Sul de Santa Catarina. Curso de Enfermagem. Tubarão, SC, Brasil.
Universidade do Sul de Santa Catarina. Curso de Enfermagem. Tubarão, SC, Brasil.
Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.
Universidade do Sul de Santa Catarina. Curso de Enfermagem. Tubarão, SC, Brasil.
Universidade do Sul de Santa Catarina. Curso de Enfermagem. Tubarão, SC, Brasil.
Abstract in Portuguese
Estudo de abordagem qualitativa cujo objetivo foi o de conhecer percepções de usuários de serviços de saúde atendidos por docentes e alunos de cursos de graduação em saúde de uma universidade de Santa Catarina, Brasil, sobre a repercussão dessa participação na sua qualidade de vida e saúde. Os dados foram coletados pela técnica da entrevista em profundidade com vinte indivíduos que buscaram atendimento nos locais onde eram realizados os processos de ensino-aprendizagem. O processo de análise-reflexão-síntese dos dados, com base no referencial teórico adotado, evidenciou repercussões positivas na qualidade de vida e saúde dos usuários, particularmente em razão dos atributos identificados nas interações que mediaram o atendimento às necessidades específicas apresentadas por eles. O conjunto de categorias identificado nas interações professor-aluno-usuário pode ser caracterizado como um construto de atenção humanizada em processos de ensino-aprendizagem, o qual por si só, pelos seus atributos de cuidado, representa um espaço terapêutico e de realização para todos os participantes. Processos dessa natureza podem contribuir para a concretização das diretrizes curriculares, integradas às políticas públicas em saúde, as quais orientam para a assistência integral e humanizada, tendo em vista a atenção à saúde para promoção da qualidade de vida da população em diferentes contextos.
Abstract
This study had a qualitative approach, with
the purpose of understanding users’ perceptions of
health services provided by professors and students
of undergraduate courses in health at a university in
the state of Santa Catarina, Brazil, and on the repercussions of this participation on their own health and
quality of life. The data was collected by the in-depth
interview technique from twenty individuals who
sought treatment in locations where teaching-learning processes were carried out. The data analysis-reflection-synthesis process, based on the theoretical
reference adopted, indicated positive repercussions
on users' quality of life and health, particularly with
regards to the attributes identified in interactions
that permeated the treatment of the specific necessities presented by them. The set of categories identified in the professor-student-user interactions may
be characterized as a construct of humanized attention in teaching-learning processes, which in and of
themselves, represent a space for treatment and its
execution for all the participants, because of their
care-related attributes. Processes of this nature may
contribute to the establishment of curricular directives, integrated with public health policies, which
could be directed at full and humanized health care,
considering the promotion of the quality of life of the
population in different contexts.
Keywords in Portuguese
Processo ensino-aprendizagemUsuário de serviços de saúde
Humanização da assistência
Qualidade de vida
Promoção da saúde
Keywords
Teaching-learning processHealth service users
Humanization of assistance
Quality of life
Health promotion
DeCS
EnsinoAprendizagem
Serviços de Saúde
Serviços de Atendimento
Estudo de Avaliação
Qualidade de Vida
Promoção da Saúde
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