Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67347
O ENSINO DE BIOSSEGURANÇA EM CURSOS TÉCNICOS EM ANÁLISES CLÍNICAS
Saúde coletiva
Educação
Formação profissional em saúde
Análises clínicas
Saúde Pública
Educação
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Técnicas de Laboratório Clínico
Alternative title
The teaching of biosecurity in technical courses on clinical analysesAffilliation
Hospital Federal de Bonsucesso. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Há um descompasso entre as exigências do mercado de trabalho em saúde e o ensino médio técnico profissionalizante. A busca pela compreensão de um dos aspectos relativos ao distanciamento entre a formação profissional do técnico em análises clínicas e as necessidades do mundo do trabalho é enfocada nesta pesquisa. O trabalho tem como objetivo geral compreender a metodologia de ensino utilizada por docentes em biossegurança de escolas técnicas de formação em análises clínicas concomitante ao ensino médio da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, tendo como campo para coleta de dados unidades de ensino da rede pública do Estado do Rio de Janeiro. Em se tratando de um estudo de caso com abordagem qualitativa, as informações foram obtidas através de entrevistas gravadas orientadas por questionário semiestruturado e analisados conteúdo e discurso de três docentes em biossegurança. Os resultados da pesquisa sugerem a necessidade de reformulações da prática pedagógica, possibilitando que a formação do técnico em análises clínicas ocorra de forma mais consoante às reais necessidades do mercado privado ou público representado pelo Sistema Único de Saúde.
Abstract
There is a discrepancy between the demands
of the labor market in the health sector and professional technical colleges. The quest for comprehension of one of the aspects pertaining to the distance
between professional formation of technicians in clinical analyses and the necessities of the labor market
is the focus of this research. The general purpose
of this study is to understand the teaching methodology used by professors in biosecurity at technical
colleges that offer courses in clinical analyses, in
conjunction with a high school in the Metropolitan
Region of Rio de Janeiro, where data was collected
from Public Teaching Units of the State of Rio de
Janeiro. When dealing with a case study with a
qualitative approach, information was obtained by
means of recorded interviews that were guided by a
semi-structured questionnaire, whose content was
analyzed by three biosecurity professors. The results
of the survey indicate the necessity for reformulations
in pedagogic practice, enabling the formation of technicians in clinical analyses to be more in line with
the actual necessities of the private or public market
represented by the Public Health System (SUS).
Keywords in Portuguese
BiossegurançaSaúde coletiva
Educação
Formação profissional em saúde
Análises clínicas
DeCS
Contenção de Riscos BiológicosSaúde Pública
Educação
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Técnicas de Laboratório Clínico
Share