Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67348
O DISCURSO MÉDICO-HIGIENISTA NO BRASIL DO INÍCIO DO SÉCULO XX
Alternative title
The discourse of the hygienist physician in the early 20th centuryAffilliation
Universidade Federal de São João del-Rei. Programa de Pós-graduação em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares. São João del-Rei, MG, Brasil / Universidade Metodista de Piracicaba. Piracicaba, SP, Brasil.
Universidade Federal de São João del-Rei. Programa de Pós-graduação em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares. São João del-Rei, MG, Brasil.
Universidade Federal de São João del-Rei. Programa de Pós-graduação em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares. São João del-Rei, MG, Brasil.
Abstract in Portuguese
O objetivo deste trabalho é contribuir para a compreensão da relação entre higienismo e educação nas primeiras décadas do século XX no Brasil. Para isso, analisou-se o discurso médico-higienista presente nas teses da I Conferência Nacional de Educação, realizada pela Associação Brasileira de Educação em Curitiba, Paraná, em 1927, utilizando-se, principalmente, os livros Os anormais (2002) e A ordem do discurso (2009), ambos do filósofo francês Michel Foucault. O exame das teses, bem como a revisão de literatura em história da educação, possibilitou perceber que o objetivo dos médicos, intelectuais e políticos brasileiros da década de 1920 era formar uma consciência higiênica nacional voltada para o progresso do país, instaurando a preocupação com a saúde física, mental e social da população.
Abstract
The purpose of this article is to contribute
to the understanding of the relationship between
hygienism and education in the early decades of the
20th century in Brazil. For this, an analysis was made
of the discourse of the hygienist physician showcased in the theses of the 1st National Conference on
Education, organized by the Brazilian Association of
Education in Curitiba, Paraná, in 1927, mostly using
the books titled "Os anormais" (The freaks) (2002)
and "A ordem do discurso" (The order of discourse)
(2009), both authored by French philosopher Michel
Foucault. The examination of theses, as well as the
review of the literature in the history of education,
led to the realization that, in the 1920s, physicians,
intellectuals, and politicians intended to form national awareness on hygiene focused on the progress of
the country, establishing concern with the population's physical, mental, and social health.
Share