Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67399
A CONSTRUÇÃO DA BIOSSEGURANÇA ATRAVÉS DE IMAGENS: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Alternative title
The biosafety´s construction through images: contributions for the science teachingAuthor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Química. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Física. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Centro Federal de Educação Tecnológica de Química. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Física. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este artigo analisa os discursos implícitos nos desenhos produzidos por 14 alunos de um curso de nível técnico da área de saúde, visando à utilização dessa técnica – desenho livre, como instrumento pedagógico para o processo ensino-aprendizagem da biossegurança nesses espaços. Os desenhos gerados foram discutidos à luz da multirreferencialidade, ou seja, vários olhares teóricos sobre o objeto de estudo. Os resultados apontam no sentido de que, através desta técnica, é possível trabalhar conceitos básicos da disciplina biossegurança.
Abstract
This article analyzis the implicit speeches in the drawings produced by 14 technical level students of a course in the health area to ensure the use of free-drawing, as pedagogical instrument for the teachinglearning process of the biosafety in these spaces. The drawings were discussed according to the multireferenciality. The results indicate that through this technique, it is possible to discuss biosafety concepts.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Este artículo analiza los discursos implícitos en los dibujos realizados por 14 estudiantes de un curso de nivel técnico en el área de la salud, con el objetivo de utilizar esta técnica, el dibujo libre, como herramienta pedagógica para el proceso de enseñanza-aprendizaje de la bioseguridad en estos espacios. Los dibujos generados fueron discutidos a la luz de la multirreferencialidad, es decir, varias perspectivas teóricas sobre el objeto de estudio. Los resultados indican que, a través de esta técnica, es posible trabajar conceptos básicos de la disciplina de bioseguridad.
Share