Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67404
EDUCAÇÃO EM BIOSSEGURANÇA: CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE
Educação Profissional em Saúde
Processo de Ensino-Aprendizagem
Educación Sanitaria Profesional
Proceso de Enseñanza-Aprendizaje
Alternative title
Biosafety education: educational contributions to the health professional educationAffilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O estudo, realizado no período 2004- 2005, teve como objetivo geral analisar percepções docentes e discentes sobre os processos de ensino-aprendizagem da biossegurança em cursos de nível médio da área de saúde. Teve como foco de coleta de dados seis cursos de nível médio da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Um total de 82 alunos e doze professores locais pesquisados participaram do estudo. Foi uma pesquisa teórico-empírica, com abordagem qualitativa e utilização de dados quantitativos que emergiram ao longo do processo de trabalho. Os dados foram analisados à luz da multirreferencialidade. Esta investigação justificou-se pela defasagem da biossegurança em relação ao mundo do trabalho e mundo da escola e demandas decorrentes do progresso técnico-científico e da própria evolução social, no que se refere à biossegurança em espaços da saúde. Os resultados obtidos apontaram para uma necessidade sentida de aprimoramento dos processos de ensino em biossegurança em cursos de nível médio da área de saúde, o que poderá contribuir, sobremaneira, para a inclusão da biossegurança nos currículos da educação profissional em saúde.
Abstract
The research, accomplished in the period 2004-2005, had as general objective to analyse teachers and students’ perceptions of the biosafety teaching-learning process in secondary courses of the health area. The data were collected at Oswaldo Cruz Foundation courses in Rio de Janeiro. A total of 82 students and 12 teachers have participated on the study. It was a teorical-empirical research with qualitative basis and quantitative data that emerged throughout the working process. The data were analyzed in the multireferenciality context. This investigation is justified by discrepancy of the biosafety in relation to the work world and the school world and the current demands of the technical-scientific progress and of the own social evolution, in relation to the biosafety at the spaces of the health. The obtained results, pointed at a necessity of improvement on the teaching processes in biosafety in secondary courses of the health area. Then, the results may contribute to the inclusion of the biosafety in the health professional education.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
El estudio, realizado en el período 2004-2005, tuvo como objetivo general analizar las percepciones de docentes y estudiantes sobre los procesos de enseñanza-aprendizaje de la bioseguridad en cursos de nivel secundario en el área de la salud. El foco de la recolección de datos fueron seis cursos de secundaria de la Fundación Oswaldo Cruz, en Río de Janeiro. En el estudio participaron un total de 82 estudiantes y doce profesores locales encuestados. Fue una investigación teórico-empírica, con enfoque cualitativo y uso de datos cuantitativos que surgieron a lo largo del proceso de trabajo. Los datos fueron analizados a la luz de la multirreferencialidad. Esta investigación se justificó por el rezago de la bioseguridad en relación al mundo del trabajo y el mundo escolar y las demandas derivadas del progreso técnico-científico y la propia evolución social, en lo que respecta a la bioseguridad en los espacios de salud. Los resultados obtenidos apuntaron a una necesidad sentida de mejorar los procesos de enseñanza de la bioseguridad en los cursos de salud de nivel secundario, lo que podría contribuir en gran medida a la inclusión de la bioseguridad en los currículos de educación profesional en salud.
Keywords in Portuguese
Ensino de BiossegurançaEducação Profissional em Saúde
Processo de Ensino-Aprendizagem
Keywords in Spanish
Enseñanza de BioseguridadEducación Sanitaria Profesional
Proceso de Enseñanza-Aprendizaje
Share