Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67436
GESTÃO DO TRABALHO NA PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO: USOS DE SI E 'A VIDA POR TODA A VIDA'
Dramáticas dos usos de si
Intensificação do trabalho
Ampliação da jornada de trabalho
Indústria do petróleo
Dramatic uses of itself
Intensification of work
Extension of working hours
Petroleum industry
Alternative title
Management of labor in the drilling of oil wells: uses of itself ‘give life for all life’Affilliation
Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade de Provence. Marseille, França.
Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade de Provence. Marseille, França.
Abstract in Portuguese
Destacam-se no artigo os riscos potenciais à segurança e à saúde (especialmente a dimensão mental), associados às características do processo de trabalho e ao modelo de gestão do trabalho adotado pela empresa multinacional Schlumberger. Esses dois elementos aliados aos traços predominantes da indústria petrolífera tendem a expor seus trabalhadores a um aumento do custo psíquico (cognitivo, afetivo) em sua integridade biopsíquica (corpo-si). Indicam-se pistas para reflexão relativas à constatação das inadequações da organização do trabalho e do despreparo de muitos trabalhadores para lidarem com a intensidade das 'dramáticas do uso de si'. Questionam-se o alcance do 'sofrimento patogênico' presente na organização do trabalho, o comprometimento da possibilidade de sublimação e a possível conversão do sofrimento em criatividade (condição de 'possibilidade de circulações'). O referencial teórico-metodológico privilegia a ergonomia da atividade e a psicodinâmica do trabalho numa perspectiva ergológica. Os métodos operacionalizam um dispositivo dinâmico a três polos (DD3P) em 'encontros sobre o trabalho' e entrevistas semiestruturadas que valorizam a dialogia.
Abstract
The article emphasizes the potentials dangers to the security and to the health (especially
the mind ones), associated to the quality of work’s
process and to the standard of management work
used by the Schlumberger multinational company.
Both of these components associated to the main aspects of the petroleum industry tend to endanger its
workers to increase their psychological costs (cognitive, affective) in their bio-psychical (body itself)
integrality. Trails denote the inappropriate workers
structure and their despair to deal with the intensity
of the ‘use of itself drama’. The reach of ‘pathogenic
suffering’ on workers structure, the compromising
with the possibility of sublimation and the possibility to transform suffering on creativity (condition of
‘possibility circulations’) is argued. The theoretic and
methodological reference emphasizes the activity’s
ergonomic and the psychodynamics of work in a
ergological perspective. The methods operationalize
a dynamic device of three poles (DD3P) on ‘meetings
about work’ and on interviews semi-structured which
valorizes the recurrence.
Keywords in Portuguese
Gestão do trabalhoDramáticas dos usos de si
Intensificação do trabalho
Ampliação da jornada de trabalho
Indústria do petróleo
Keywords
Management workDramatic uses of itself
Intensification of work
Extension of working hours
Petroleum industry
Share