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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67439
A ABORDAGEM ERGOLÓGICA E O MUNDO DO TRABALHO DOS COMUNICADORES
Mundo do trabalho
Atividade humana de trabalho
Direito à informação
Figaro, Roseli | Date Issued:
2011
Alternative title
The perspective of ergology and the communicator’s the world of workAuthor
Affilliation
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. São Paulo, SP, Brasil / Universidade de Provence. Provence, França.
Abstract in Portuguese
Com base nos resultados da pesquisa "As mudanças no mundo do trabalho nas empresas de comunicação" da autora, discutem-se, neste artigo, aspectos relativos aos valores e às escolhas inerentes à atividade de trabalho dos comunicadores. Na primeira parte, trata-se da centralidade do trabalho e da comunicação na sociedade contemporânea. Toma-se como referencial teórico o conceito de atividade humana de trabalho, a partir do qual se estabelece a aproximação entre a ontologia do ser social de Marx e a abordagem ergológica. Na segunda parte, discute-se a contradição que se apresenta na prática profissional do comunicador em relação ao direito à informação. Essa contradição, entre prática profissional e direito à informação, foi apontada como um dos resultados da investigação. A pesquisa analisou os dados obtidos por meio de entrevistas com uma amostra de comunicadores, funcionários em duas empresas do ramo da comunicação. A discussão permite evidenciar os valores profissionais e as injunções do sistema de produção nos debates e conflitos que o jornalista enfrenta consigo mesmo ao fazer suas escolhas para realizar o trabalho. Esses embates são enfrentados pelo profissional no contexto do sistema de grandes conglomerados de empresas de comunicação e fusão de mídias. Ao final, faz-se um balanço geral dos resultados.
Abstract
On the basis of the results presented on the
research project entitled “Changes of the world of
work on the communication companies”, this article
discusses characteristics of the values and choices
inherent to the work activity of professionals of communication. The first part discusses the centrality of
the work and of the communication on the contemporaneous society. Here the theoretical reference is
the concept of human activity of work, from which
an approximation between the ontology of the social
being of Marx and the ergological approach is established. On the second part of the article we discuss
the contradictions, evinced by the research project,
that are present on the professional practice of the
communication in relation to the right to information.
The research project presents the analysis of data
obtained by means of interviews with professionals
of communication, employees of two different communication companies. The discussion allows us to
evince the professional values and the injunctions of
the system of production on the selfdebates and selfconflicts that the workers faces when making their
professional choices, in the context of the system of
the big conglomerates of communication and media
fusion companies. As a conclusion a balance of the
indicators resulted from the research is presented.
Keywords in Portuguese
ComunicaçãoMundo do trabalho
Atividade humana de trabalho
Direito à informação
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