Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67444
PUBLICIDADE E SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA: ANÁLISE DOS FLUXOS COMUNICACIONAIS COMERCIAIS DA MARCA “KAROL CONKÁ” A PARTIR DO BBB21
Cultura do Cancelamento
Fluxos Comunicacionais
Pandemia de Covid-19
Reality Show Brasileiro
Gatto, Alice Pires da Silva | Date Issued:
2024
Author
Advisor
Co-advisor
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Essa tese de doutoramento pretende tensionar acepções semânticas atribuídas à publicidade que distanciam suas práticas da Comunicação em Saúde. Almeja-se, através da observação e análise da constituição da cantora Karol Conká no BBB21 como uma marca publicitária, ampliar o olhar crítico dos modos contemporâneos comunicacionais do que tradicionalmente se entende por Publicidade. O recorte temporal analítico se concentra, em um primeiro momento, no período em que Karol Conká esteve confinada no programa televisivo Big Brother Brasil, entre 25 de janeiro a 23 de fevereiro, contexto pandêmico, em que as taxas por contágio por coronavírus aumentaram substancialmente, impactando diretamente a ocupação de leitos de Unidades Intensivas de Internação (UTI). A análise documental de abordagem qualitativa também contemplou a participação da cantora após a sua saída do reality show, em três entrevistas televisivas e na série documental “A vida depois do tombo”, distribuída em quatro episódios, que acompanhou os primeiros dias da artista após a sua eliminação no BBB21. Mesmo diante de uma crise sanitária mundial, que no Brasil ceifou a vida de mais de 700 mil pessoas, os ímpetos comerciais dos fluxos comunicacionais se fizeram presentes na preservação da reestruturação produtiva do capital (Paulo Netto, 2022). Analisar o percurso da cantora durante, e após, a sua participação no BBB21 serviu na explanação para indicar novas lógicas publicitárias, os seus formatos e estratégias hibridizadas, reconfiguradas no meio transmidiático Apropriar-se desse conhecimento teórico, desvelar as suas mais variadas formas de ser-fazer comunicativo nos mobilizou para atribuir mais aparatos metodológicos, e, em decorrência do estudo, estratégias comunicacionais diante dos entrecruzamentos de tensões e disputas de agenciamentos nos cenários discursivos em questão, especialmente em uma configuração social cada vez mais digitalizada. Nosso esforço corrobora com o entendimento que para além de consumidor, o interlocutor é antes de tudo, cidadão. Nessa esteira deseja-se que as reflexões aqui desdobradas possam ser apropriadas por instituições de saúde e ciência
Abstract
This doctoral thesis aims to challenge the semantic interpretations attributed to advertising that distance its practices from Health and Communication discussions. Through the observation and analysis of the singer Karol Conká's constitution in BBB21 as an advertising brand, the goal is to broaden the critical perspective on contemporary communication modes compared to what is traditionally understood as Advertising. The analytical timeframe initially focuses on the period when Karol Conká was confined to the reality television program “Big Brother Brasil”, from January 25 to February 23, during a pandemic context, when the rates of coronavirus contagion substantially increased, directly impacting the occupancy of hospital beds, “Unidades Intensivas de Internação” (UTI). The qualitative document analysis also included the participation of the singer after her departure from the reality show, in three television interviews and in the documentary series “A vida depois do tombo”, which was distributed in four episodes and followed the artist’s first days after her elimination from BBB21. Even in the face of a global health crisis that has claimed the lives of over 700,000 people in Brazil, the commercial impulses of communication flows were present in the preservation of the productive restructuring of capital (Paulo Netto, 2022). Analyzing the singer’s journey during and after her participation in BBB21 served to indicate new advertising logics, their formats, and hybridized strategies reconfigured in the transmedia environment Unveiling the various forms of this communicative practice, incorporating this theoretical knowledge motivated us to assign more methodological tools and, as a result of the study, to develop communication strategies in light of the intersections of tensions and disputes of agency in the relevant discursive scenarios, especially in an increasingly digitized social configuration. Our effort supports the understanding that beyond being a consumer, the interlocutor is, above all, a citizen. In this vein, we hope that the reflections presented here can be appropriated by health and science institutions
Keywords in Portuguese
Publicidade e SaúdeCultura do Cancelamento
Fluxos Comunicacionais
Pandemia de Covid-19
Reality Show Brasileiro
Share