Author | Durrive, Louis | |
Access date | 2024-12-08T21:55:03Z | |
Available date | 2024-12-08T21:55:03Z | |
Document date | 2011 | |
Citation | DURRIVE, Louis. A atividade humana, simultaneamente intelectual e vital: esclarecimentos complementares de Pierre Pastré e Yves Schwartz. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 9, p. 47-67, 2011. Supl. 1. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67465 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | Toda situação de trabalho se presta a uma dupla abordagem. É o local onde se realiza uma tarefa, pensada anteriormente e provocadora de uma intensa atividade intelectual pelo trabalhador. Mas é igualmente um momento único da vida, com suas arbitragens. Nesse caso, a tarefa não é mais vista como primeira, ela entra no 'debate de normas' que caracteriza a atividade do trabalhador sob o ângulo vital, aquele das escolhas que um ser humano não cessa de fazer. Entendemos que essas duas perspectivas correspondem, respectivamente, à de Pierre Pastré e à de Yves Schwartz. Elas se completam e enriquecem a análise: seu entrecruzamento confere, notadamente, um destaque inédito à questão das competências. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Experiência do trabalho | en_US |
Subject in Portuguese | Entrevista | en_US |
Subject in Portuguese | Competência | en_US |
Subject in Portuguese | Saber-fazer | en_US |
Subject in Portuguese | Meio de trabalho | en_US |
Subject in Portuguese | Formação alternada | en_US |
Title | A atividade humana, simultaneamente intelectual e vital: esclarecimentos complementares de Pierre Pastré e Yves Schwartz | en_US |
Alternative title | Human activity, both intellectual and vital: complementary approaches of pierre pastré and yves schwartz | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/S1981-77462011000400003 | |
Abstract | There can be a dual approach to every work
situation. It is the place where a task is done, one
which has been planned previously and which leads
the worker to an intense intellectual activity. But it
is also a unique moment in life, with its arbitrations.
In this case, the task is no longer seen as the first. In
fact, it enters the realms of the debate of rules that
characterize the worker's activity from the critical
perspective, the one of the choices a human being
never ceases making. We believe these two perspectives correspond to Pierre Pastré and Yves Schwartz's
views, respectively. They complement and enrich the
analysis: the intersection between them gives rise,
notably, to an unprecedented emphasis on the issue
of skills. | en_US |
Affilliation | Faculdade de Ciências da Educação de Estrasburgo. Estrasburgo, França. | en_US |
Subject | Work experience | en_US |
Subject | Interview | en_US |
Subject | Skills | en_US |
Subject | Knowhow | en_US |
Subject | Working environmen | en_US |
Subject | Alternated training | en_US |
DeCS | Categorias de Trabalhadores | en_US |
DeCS | Entrevista | en_US |
DeCS | Competência Profissional | en_US |
DeCS | Capacitação Profissional | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |