Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67466
MÉTODO DA ESCAVAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL: UM DISPOSITIVO DINÂMICO A TRÊS POLOS?
Alternative title
Method of excavation in occupational therapy: a dynamic, three-pole device?Affilliation
Centro Universitário Metodista IPA. Porto Alegre, RS, Brasil / Universidade do Vale do Rio dos Sinos. São Leopoldo, RS, Brasil.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Porto Alegre, RS, Brasil / University of Nottingham. Nottingham, England / Universidade de Lisboa. Lisboa, Portugal.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Porto Alegre, RS, Brasil / University of Nottingham. Nottingham, England / Universidade de Lisboa. Lisboa, Portugal.
Abstract in Portuguese
A experiência docente e profissional em terapia ocupacional indica uma formação acadêmica limitada em relação aos seguintes aspectos: o ser terapeuta ocupacional e suas implicações técnicas e metodológicas; o compreender e o assimilar o perfil profissional e, ainda, o entender o papel da atividade humana como recurso terapêutico. Para contribuir com tais lacunas, desenvolveu-se o Método da Escavação, criado com base na prática clínica e acadêmica. Neste artigo, o método é apresentado e analisado considerando as relações teórico-metodológicas entre a prática clínica, a formação acadêmica em terapia ocupacional e a abordagem ergológica. A argumentação desenvolvida resultou de um estudo de caso realizado em pesquisa de doutorado. Os dados foram coletados em documentos, entrevistas semiestruturadas e observação do Grupo de Estudos sobre Atividade Humana (Geah) do Instituto Metodista de Porto Alegre (IPA). Concluiu-se que há convergências entre o Método da Escavação e o Dispositivo Dinâmico a Três Polos. A vivência do método permitiu a confrontação e o entrecruzamento de saberes e valores entre o polo da experiência e o polo conceitual que compõem a terapia ocupacional. Os discentes renormatizaram saberes e ressignificaram suas vidas cotidianas e experiências de trabalho, reafirmando o poder terapêutico e criador da atividade humana.
Abstract
The experience of teaching and working
in occupational therapy has indicated some educational gaps in the professional education in the field:
the very nature of being occupational therapist and
its technical and methodological implications; the
understanding and identification of the workers with
the field and, also, the role of human activity as a
therapeutic resource. In order to give a contribution to resolve it, it has been developed the so called
Excavation Method that was created on the basis of
academic and clinical practice. In this article, the method is presented and analyzed considering the theoretical and methodological relations between practice
(academic and clinical) and the ergologic approach.
The argument is based on a case study undertaken in
a PhD course. The field work was developed with a
group called Study Group of Human Activity (Geah)
of the Methodist Institute of Porto Alegre (IPA). The
main conclusion is that the Excavation Method and
the Tree Poles Dynamic Dispositive have strong relationship. The method allowed confrontation and interchanging of knowledge and values between those
people situated in the pole of experience and those of
the conceptual pole, in the field of occupational therapy. The students renormalized their knowledge and
gave new meaning for their daily life and working
experience confirming the therapeutic and creational
power of human activity.
Share