Author | Azevedo, Lidiany Alexandre | |
Author | Tatmatsu, Daniely Ildegardes Brito | |
Author | Ribeiro, Pedro Henrique Rocha | |
Access date | 2024-12-09T15:09:17Z | |
Available date | 2024-12-09T15:09:17Z | |
Document date | 2011 | |
Citation | AZEVEDO, Lidiany Alexandre; TATMATSU, Daniely Ildegardes Brito; RIBEIRO, Pedro Henrique Rocha. Formação em psicologia e a apropriação do enfoque da atenção primária à saúde em Fortaleza, Ceará. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 241-264, jul./out. 2011. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67478 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | As mudanças econômicas e sociais ocorridas no Brasil na década de 1980 e a garantia de políticas públicas pela 'Constituição Cidadã' ocasionam o início de uma transformação no campo psi: a inviabilidade do modelo de profissional autônomo e a abertura de novos campos de atuação. Dentre estes, a Saúde Coletiva, em seus três níveis de atenção, é a que mais tem possibilitado essas novas formas de inserção. No entanto, o processo de interlocução dos psicólogos com esse campo do saber vem sendo problemático e remete a uma formação que ainda não tem fornecido a preparação necessária para a atuação em consonância com o Sistema Único de Saúde (SUS). Este trabalho teve como objetivo analisar a proposta de formação, para a atuação na atenção primária, prevista pelos cursos de graduação em psicologia de Fortaleza, Ceará, por meio dos seus projetos político-pedagógicos. Para isso usou-se uma abordagem qualitativa, tendo como estratégia metodológica a análise documental. Constatou-se que a formação do psicólogo, apesar das novas diretrizes curriculares, ainda é pautada por uma proposta clínica tradicional, com ensino centrado no modelo intervencionista de saúde. Conclui-se apontando a necessidade de mudanças que ampliem e requalifiquem a formação em psicologia para atuação em Atenção Primária à Saúde. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Formação | en_US |
Subject in Portuguese | Psicologia | en_US |
Subject in Portuguese | Atenção primária | en_US |
Title | Formação em psicologia e a apropriação do enfoque da atenção primária à saúde em Fortaleza, Ceará | en_US |
Alternative title | Training in psychology and the appropriation of the focus on primary health care in Fortaleza, Ceará | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/S1981-77462011000200005 | |
Abstract | The socioeconomic changes that took place
in Brazil in the 1980s and the guarantee of public
policies by the ‘citizen constitution’ sparked a transformation in the psi field: the impracticability of the
self-employed worker model and the opening of new
fields of performance. Among these, Public Health,
on its three levels of care, is what has enabled these
new forms of integration the most. However, the psychologists' process of dialogue with this field of
knowledge has been problematic, a fact that has lead
to a type of training that has not provided the necessary readiness for them to work in line with SUS. This
article aims to analyze the proposal of training professionals to work in primary care as foreseen under the
undergraduate programs in psychology in Fortaleza
by means of its political and educational projects. To
achieve this, the authors used a qualitative approach
and document analysis as their methodological strategy. It was found that, notwithstanding the new
curriculum guidelines, psychologists are still trained
based on a traditional clinical proposal, with education centered on the intervention model of health.
The authors conclude there is a need for changes
designed to expand and re-qualify the training in
psychology to work in primary health care. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil / Universidade Federal do Maranhão. São Luís, MA, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil. | en_US |
Subject | Training | en_US |
Subject | Psychology | en_US |
Subject | Primary care | en_US |
DeCS | Capacitação Profissional | en_US |
DeCS | Psicologia | en_US |
DeCS | Atenção Primária à Saúde | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |