Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67508
UM LUGAR PARA (IN)FORMAR MULHERES: IMPRENSA, EDUCAÇÃO E VULGARIZAÇÃO DAS CIÊNCIAS NO BRASIL DO SÉCULO XIX
Educação-Brasil Século XIX
Imprensa Feminina
Imprensa Feminista
Education-Brazil 19th Century
Women´s Press
Feminist Press
Educação
Meios de Comunicação de Massa
Feminismo
História do Século XIX
França, Aline de Souza Araújo | Date Issued:
2024
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Esta pesquisa tem como objetivo propor uma reflexão sobre a educação e a vulgarização das ciências para mulheres no Brasil do século XIX, sobre o acesso das mulheres às letras e às ciências, tendo os periódicos como subsídios documentais centrais. O nosso recorte temporal está compreendido no período entre 1827, ano da primeira Lei Geral de Instrução Pública do Império, que tornou possível a abertura de escolas para o sexo feminino, e 1879, marco da publicação do decreto n. 7.247, de 19 de abril de 1879, que permitiu o ingresso das mulheres no ensino superior. Seguimos um caminho metodológico que se propõe a refletir sobre a questão do acesso das mulheres à educação e às ciências, a partir da análise do panorama da instrução no país (legislação, espaços institucionais), e de um olhar sobre as ações e diferentes instrumentos para a vulgarização das ciências. A reflexão sobre as diferentes ações de vulgarização das ciências, como os periódicos, os cursos, e os impressos, estará sendo compreendida em relação com a educação, com o panorama e os parâmetros da instrução no país. Para tanto, utilizamos como fontes primordiais a imprensa, especialmente os periódicos da denominada imprensa feminina e os da imprensa feminista, que circularam no período. Procuramos demonstrar como os discursos sobre a temática estavam atrelados à ideia de que todos deveriam ter acesso aos conhecimentos, às ciências, ao projeto de construção da Nação e, especialmente explicitar o modo pelo qual as mulheres se apropriaram dos discursos sobre educação e ciências, para a reivindicação de seus direitos, como o do acesso ao ensino superior e a determinadas profissões.
Abstract
This research aims to propose a reflection on education and the popularization of science for women in Brazil in the 19th century, on women's access to literature and science, using periodicals as central documentary support. Our time frame is comprised of the period between 1827, the year of the first General Public Instruction Law of the Empire, which made it possible to open schools for females, and 1879, the landmark publication of decree no. 7,247, of April 19, 1879, which allowed women to enter higher education. We follow a methodological path that proposes to reflect on the issue of women's access to education and science, based on the analysis of the education panorama in the country (legislation, institutional spaces), and a look at the actions and different instruments for the popularization of sciences. Reflection on the different actions to popularize science, such as periodicals, courses, and printed materials, will be understood in relation to education, the panorama and parameters of instruction in the country. To do so, we used the press as primary sources, especially the periodicals of the so-called women's press and those of the feminist press, which circulated during the period. We sought to demonstrate how the discourses on the subject were linked to the idea that everyone should have access to knowledge, science, the nation-building project and, especially, to explain the way in which women appropriated discourses on education and science, to the demand for their rights, such as access to higher education and certain professions.
Keywords in Portuguese
Vulgarização das Ciências-Brasil Século XIXEducação-Brasil Século XIX
Imprensa Feminina
Imprensa Feminista
Keywords
Vulgarization of Sciences-Brazil 19th CenturyEducation-Brazil 19th Century
Women´s Press
Feminist Press
DeCS
Comunicação e Divulgação CientíficaEducação
Meios de Comunicação de Massa
Feminismo
História do Século XIX
Share