Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67515
APRENDIZAGEM BASEADA NO TRABALHO: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA SAÚDE
Educação Profissional
Educação Profissional em Saúde Pública
Saúde 4.0
Educación Profesional
Educación Profesional en Salud Pública
Salud 4.0
Alternative title
Work-Based learning: contributions to professional health educationAffilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Comunicação Celular. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Laboratório de Comunicação Celular. Rio de Janeiro, RJ. Brasil.
Abstract in Portuguese
Este artigo apresenta e discute os fundamentos da Aprendizagem Baseada no Trabalho (ABT ou WBL de Work-Based Learning), uma estratégia de ensino que vem se consolidando como campo de pesquisa nas áreas de educação e saúde na Europa, nos Estados Unidos da América e na Austrália. Portanto, tendo como backgroundos impactos e desafios nas condições de trabalho e de formação profissional advindas das tecnologias que constituem a Indústria 4.0 e a Saúde 4.0.Otexto busca trazer contribuições sobre o uso e o aprimoramento da WBL no ensino e na educação profissional em saúde no Brasil.
Abstract
This article presents and discusses the principles of Work-Based Learning (WBL), a teaching strategy consolidated as a field of research in the education and health areas in Europe, the United States and Australia. Therefore, presenting a background of the impacts and challenges on working conditions and professional training, arising from the technologies that constitute Industry 4.0 and Health 4.0, the study seeks to contribute to the use and improvement of WBL in health teaching and professional education in Brazil.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Este artículo presenta y discute los fundamentos del Work-Based Learning (ABT o WBL por Work-Based Learning), una estrategia de enseñanza que se ha ido consolidando como un campo de investigación en las áreas de educación y salud en Europa, Estados Unidos de América y en Australia. Por lo tanto, teniendo como antecedente los impactos y desafíos sobre las condiciones de trabajo y la formación profesional derivados de las tecnologías que constituyen la Industria 4.0 y la Salud 4.0, el texto busca aportar contribuciones sobre el uso y mejora del ABT en la enseñanza y la educación profesional en salud en Brasil.
Keywords in Portuguese
Aprendizagem Baseada no TrabalhoEducação Profissional
Educação Profissional em Saúde Pública
Saúde 4.0
Keywords in Spanish
Aprendizaje Basado en el TrabajoEducación Profesional
Educación Profesional en Salud Pública
Salud 4.0
Share