Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67583
O ENSINO DE PARASITOLOGIA NO CURSO TÉCNICO DE ANÁLISES CLÍNICAS EM UMA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE EM TEMPO DE PANDEMIA
Educação Profissionalizante
Tecnologia Educacional
Pandemia
Borges, Cleide Cristina Apolinário | Date Issued:
2023
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Laboratório de Educação Profissional em Técnicas Laboratoriais de Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O texto aborda as estratégias adotadas durante as aulas remotas emergenciais de parasitologia em tempos de pandemia. Os objetivos principais foram motivar os alunos, apresentar os principais parasitos de importância médica e métodos de diagnóstico laboratorial, e promover debates sobre a transmissão de parasitoses e preocupações sociais e ambientais. A adaptação ao ensino remoto envolveu ajustes nos planos de aula, uso de ferramentas tecnológicas e plataformas digitais, e suporte digital aos alunos. Conclui-se que, apesar dos desafios, o uso de tecnologias digitais contribuiu significativamente para o aprendizado e conhecimento dos alunos, destacando a importância de políticas públicas e aspectos éticos profissionais na educação em saúde.
Abstract
This text discusses the strategies adopted during emergency remote parasitology classes during the pandemic. The main objectives were to motivate students, introduce the main parasites of medical importance and laboratory diagnostic methods, and promote debates on the transmission of parasitic diseases and social and environmental concerns. Adaptation to remote teaching involved adjustments to lesson plans, use of technological tools and digital platforms, and digital support for students. It is concluded that, despite the challenges, the use of digital technologies contributed significantly to students' learning and knowledge, highlighting the importance of public policies and professional ethics in health education.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
El texto aborda las estrategias adoptadas durante las clases remotas de parasitología de emergencia en tiempos de pandemia. Los objetivos principales fueron motivar a los estudiantes, presentar los principales parásitos de importancia médica y métodos de diagnóstico de laboratorio, y promover debates sobre la transmisión de enfermedades parasitarias y preocupaciones sociales y ambientales. La adaptación a la enseñanza a distancia implicó ajustes en los planes de clases, uso de herramientas tecnológicas y plataformas digitales y apoyo digital a los estudiantes. Se concluye que, a pesar de los desafíos, el uso de tecnologías digitales contribuyó significativamente al aprendizaje y conocimiento de los estudiantes, destacando la importancia de las políticas públicas y los aspectos éticos profesionales en la formación en salud.
Keywords in Portuguese
Educação em SaúdeEducação Profissionalizante
Tecnologia Educacional
Pandemia
Share