Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67718
A CRESCENTE ESCOLARIZAÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE: UMA INDUÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO?
Alternative title
The increasing schooling of the community health agent: an induction of the work process?Affilliation
Município do Rio de Janeiro. Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O agente comunitário de saúde (ACS) é um dos atores profissionais que compõem as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), sendo sua atuação considerada fundamental para a ampliação e consolidação dessa estratégia. Desde as primeiras experiências locais com ACS em fins dos anos 1970, seu perfil sociodemográfico vem apresentando mudanças. Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir o aspecto da escolaridade e da capacitação dos ACS que atuam na Área Programática (AP) 5.2 do município do Rio de Janeiro, articulando trabalho e educação e entendendo o trabalho como um princípio emancipatório. Este estudo foi formulado com base na ideia de triangulação metodológica, aqui alcançada a partir da formulação original de Denzin. Os dados sobre a escolaridade dos ACS foram obtidos mediante questionário autoaplicável individual, respondidos por 301 ACS dos 12 módulos de ESF e seis módulos da Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) da AP 5.2. A apresentação e a discussão dos dados mostram mudanças no perfil de escolaridade desse trabalhador, concluindo-se que o ACS é um trabalhador que busca alternativas de escolarização e formação profissional. Defende-se a ampliação da escolaridade e o ensino técnico como processo para a consolidação do Sistema Único de Saúde.
Abstract
Community health agents (CHA) are among
the professional players that make up the Family Health
Strategy (FHS) teams, and their performance is considered as critical to the expansion and consolidation
of this strategy. Since the first local experiences
with CHAs in the late 1970s, their sociodemographic
profile has been changing. This article aims to present
and discuss the aspect of education and training of
the CHAs who work in Program Area (PA) 5.2 of the
city of Rio de Janeiro, integrating work and education and understanding the work as an emancipatory
principle. This study was formulated based on the
methodological triangulation idea, reached here based
on the original formulation of Denzin. Data on the
CHAs' education were obtained via an individual
self-applied questionnaire answered by 301 of the
CHAs of the 12 FHS modules and six Community
Health Workers Strategy (CHWS) modules of PA 5.2.
The presentation and discussion of the data show
changes in this worker's educational profile, and it can
be concluded that the CHA is a worker who is in search
of alternative schooling and vocational training. An
expansion of the schooling and technical education is
defended as a process to consolidate the Unified
Health System.
Share