Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67735
Type
Technical Manuals and ProceduresCopyright
Open access
Collections
Metadata
Show full item record
GUIA VISUAL DOS NEGATIVOS DE VIDRO DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ: CARACTERÍSTICAS FÍSICAS, PROBLEMAS DE CONSERVAÇÃO E INTERFERÊNCIAS
História Moderna
Processamento Técnico
Preservação
Brasil
Produção Técnica PPGPAT
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
O objetivo deste guia é apresentar, através de imagens, as principais características físicas dos negativos de vidro que integram o fundo Instituto Oswaldo Cruz (IOC), - sob a guarda da Casa de Oswaldo Cruz (COC) - além das alterações provocadas pelo tempo de existência e modificações intrínsecas até as interferências adicionadas pelo fotógrafo ou laboratorista com o objetivo de aprimorar o resultado final, e não menos importantes, os danos ocasionados pelo uso. Cada uma das entradas buscou referência direta de textos da área da conservação fotográfica, com o objetivo de aproximar o leitor das definições e caracterizações de múltiplos autores da área. As definições e conteúdos não especificamente referenciados foram produzidos pelos autores. Uma aproximação com vocabulários e glossários brasileiros estabelecidos foi utilizada, sempre que possível, optando, no entanto, pela adoção de termos característicos da prática da conservação fotográfica. Por exemplo: o termo perda de mídia, definido por Bojanoski e Almada (2021)1, embora esteja perfeitamente adaptado à ocorrência semelhante em fotografia, foi substituído por “perda de emulsão”, conforme o uso mais comum na área. A literatura utilizada para descrever e analisar os eventos registrados no guia tem como principais fontes os textos disponibilizados pelo Grupo de Material Fotográfico ( PMG- Photographic Materials Group ) do Instituto Americano de Conservação ( AIC- American Institute for Conservation); pelo Institut National du Patrimoine (INP) e pela George Eastman House (GEH). Os livros de Lavédrine (200S), Photographs of the past: process and preservation, Valverde (2005), Photographic Negatives: Nature and Evolution of Processes, Le vocabulaire technique de la photographie (Cartier-Bresson, 2008) e Conservação de Colecções de Fotografia (Pavão, 1997) também foram consultados.
Keywords in Portuguese
FotografiaHistória Moderna
Processamento Técnico
Preservação
Brasil
Produção Técnica PPGPAT
Share