Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67832
EDUCAÇÃO DO CAMPO: NOTAS PARA UMA ANÁLISE DE PERCURSO
Caldart, Roseli Salete | Date Issued:
2009
Alternative title
Field education: notes for an analysis of the courseAuthor
Affilliation
Universidade Federal da Fronteira do Sul. Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária. Viamão, RS, Brasil / Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este ensaio busca contribuir na construção de uma chave metodológica para interpretação do percurso e da situação atual da educação do campo, um fenômeno recente da realidade educacional brasileira, que tem os movimentos sociais camponeses como principais protagonistas. O texto inicia com uma análise da constituição originária da Educação do campo, identificando contexto, práticas e sujeitos. Em seguida, discute as tensões e contradições principais do seu percurso, especialmente as que se produzem na relação entre movimentos sociais e Estado, na afirmação de uma tradição pedagógica emancipatória e da luta por políticas públicas que garantam o acesso dos camponeses à educação escolar em seu próprio território. Por fim, são identificados alguns impasses e desafios principais da Educação do campo na atualidade, relacionando-os ao momento atual de crise mundial do capitalismo e como ela se materializa nas questões relacionadas ao trabalho do campo.
Abstract
This essay seeks to contribute to building a
methodological key to interpret the course and the
current status of field education, a recent phenomenon
in the Brazilian educational reality which has peasant
social movements as its main actors. The article begins
with an analysis of the original Field Education
constitution, identifying its context, practices, and
subjects. It then discusses the main tensions and
contradictions in its course, particularly those that
are produced in the relationship between the social
movements and the State, in the affirmation of an
emancipatory pedagogic tradition, and in the struggle
for public policies that ensure peasant access to formal
school education in their own territory. Finally, a few
of the impasses and challenges that were singled out
regarding the modern day Field education, relating
them to the current global crisis of capitalism and to
how it materializes itself in the issues related to work
in the field.
Share