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REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DE TUTORIA COM ESTUDANTES DE TERAPIA OCUPACIONAL
Alternative title
Reflections on the practice of tutorship with occupational therapy studentsAuthor
Affilliation
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento. Ribeirão Preto, SP, Brasil / Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento. Ribeirão Preto, SP, Brasil / Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento. Ribeirão Preto, SP, Brasil / Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, Brasil.
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento. Ribeirão Preto, SP, Brasil / Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil.
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento. Ribeirão Preto, SP, Brasil / Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil.
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento. Ribeirão Preto, SP, Brasil / Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento. Ribeirão Preto, SP, Brasil / Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, Brasil.
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento. Ribeirão Preto, SP, Brasil / Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil.
Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento. Ribeirão Preto, SP, Brasil / Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este artigo descreve experiência de tutoria desenvolvida no curso de graduação de Terapia
Ocupacional na Faculdade de Medicina de Ribeirão
Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP),
no âmbito dos modelos de práticas de tutoria desenvolvidas na formação em saúde, especificamente
baseadas nas dimensões educativa e cuidativa.
Trata-se de um estudo descritivo, no qual foi realizada pesquisa bibliográfica associada aos relatos
dos docentes tutores. Os resultados mostram que a
experiência de construção contínua de um curso
superior universitário vai além do estabelecimento
de estratégias de aquisição de saberes técnicos e
que a formação deve estar voltada para o pleno
exercício da interdisciplinaridade, necessária ao
profissional da saúde de hoje, onde os lugares e valores entre os seus membros se traduzem num espaço dinâmico, em constante mudança. A experiência de tutoria permite o reconhecimento dos alunos
e tutores como sujeitos ativos do processo formativo, que passa pela alteridade, pela legitimação da
voz que é dada a cada uma das partes, pela percepção de que o conhecimento pode e deve ser
construído numa relação mais horizontal entre
seus atores.
Abstract
This article describes the guardianship
experience developed in the undergraduate course of
Occupational Therapy at the University of São Paulo’s
Ribeirão Preto School of Medicine (FMRP-USP),
in the ambit of the guardianship practice models
developed in health training based, specifically, on the
educational and care dimensions. This is a descriptive
study, in which a bibliographical survey was carried
out in association to guardian reports. The results
show that the experience of the ongoing construction
of a course of study in higher education goes well
beyond the definition of strategies for the acquisition
of technical knowledge and that the training must be
aimed at the full exercise of interdisciplinarity, which
is necessary for the modern-day health professional,
in which the places and values among its members
translate into a dynamic, constantly mutant space.
The guardianship experience allows for students and
guardians to be acknowledged as subjects who are
active in the training process, which goes through
alterity, through the legitimation of the voice that is
given to each one of the parts, through the perception
of the fact that knowledge can and must be built in a
more horizontal relationship among its players.
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