Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67834
AS FORMAS DE APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVAS PARA OS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
Alternative title
The most significant learning approaches for nursing studentsAffilliation
Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Chapecó, SC, Brasil / Universidade Luterana do Brasil. Canoas, RS, Brasil.
Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Chapecó, SC, Brasil / Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.
Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Chapecó, SC, Brasil / Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, RS, Brasil.
Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Chapecó, SC, Brasil / Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.
Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Chapecó, SC, Brasil / Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, RS, Brasil.
Abstract in Portuguese
Com o objetivo de conhecer as formas de aprendizagem mais significativas para os acadêmicos do curso de enfermagem de uma universidade situada na região Sul do Brasil, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa com 37 acadêmicos no período de maio a junho de 2007. Os dados, inicialmente, foram coletados por um instrumento contendo apenas uma questão norteadora: "Qual é a forma que você melhor aprende o conteúdo?"; em seguida, reuniu-se um grupo focal com nove discentes, onde foi discutida e aprofundada a temática. Os resultados deste estudo apontam que esses acadêmicos de enfermagem aprendem melhor o conteúdo por meio de atividades teórico-práticas; onde podemos inferir que a aprendizagem se torna significativa para o estudante na medida em que ele visualiza a sua aplicabilidade no cotidiano das atividades executadas pela enfermagem.
Abstract
Seeking to get to know the most significant
learning approaches for nursing students at a university
located in Southern Brazil, a qualitative survey was
carried out among 37 students from May to June
2007. Initially, the data were collected via an instrument
containing a single guiding question: "How do you
best learn content?". A group of nine students was
then brought together and the theme explored in
more detail. The results of this study indicate these
nursing students learn content best via theoretical
and practical activities. This allows us to infer that
learning becomes more significant to students as they
realize how such learning is applied in the daily
activities nurses carry out.
Share