Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67857
ECONOMIA POPULAR E EDUCAÇÃO: PERCURSOS DE UMA COOPERATIVA DE RECICLAGEM DE LIXO NO RIO DE JANEIRO
Alternative title
Popular economy and education: paths of a waste recycling cooperative in Rio de JaneiroAffilliation
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Nova Iguaçu, RJ, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Lago Sul, DF, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Lago Sul, DF, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este artigo busca analisar as práticas de uma cooperativa de reciclagem de lixo situada na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, enfocando a organização e as relações de trabalho; os saberes produzidos nos processos de trabalho e as redes de ação coletiva estabelecidas com a comunidade. Os dados foram obtidos através de entrevistas realizadas com os cooperados e suas lideranças e com os técnicos da ONG Autre Terre, que apoia o projeto. Os resultados da pesquisa qualitativa apontam que esta experiência de economia popular e solidária tornou-se uma alternativa de inclusão social, gerando trabalho e renda, além de saberes e valores, na perspectiva de uma educação popular crítica. Nas relações da cooperativa com a comunidade são estabelecidas redes de ação coletiva, resgatando-se o espaço público, no qual a publicização da diversidade de ideias e concepções pode viabilizar o exercício da cidadania.
Abstract
This article analyzes the practices of a waste
recycling cooperative located in Baixada Fluminense,
Rio de Janeiro, focusing on the organization and
labor relations, the knowledge generated in the work
processes, and networks of collective action established
with the community. The data was obtained through
interviews with the workers and their leaders and
with the technicians of the NGO Autre Terre, which
supports the project. The results of the qualitative
research suggest that this experience of solidary and
popular economy has become an alternative for social
inclusion, creating employment, income, knowledge,
and values, in the perspective of a popular and critical
education. In the relations of the cooperative with the
community are established networks of collective
action, recovering the public space in which the
awareness of the diversity of ideas and concepts can
make it possible to be a good citizen.
Share