Author | Melo, Marilene Barros de | |
Author | Brant, Luiz Carlos | |
Author | Oliveira, Lucas Azevedo de | |
Author | Santos, Alessandra Patrícia de Souza | |
Access date | 2025-01-06T03:12:19Z | |
Available date | 2025-01-06T03:12:19Z | |
Document date | 2009 | |
Citation | MELO, Marilene Barros de et al. Qualificação de agentes comunitários de saúde: instrumento de inclusão social. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, n. 3, p. 463-477, nov. 2009/fev. 2010. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67867 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | A prática do agente comunitário de saúde (ACS) se estabelece como profissão na esfera do Sistema Único de Saúde (SUS) em 2002. Suas atividades contribuem para o diagnóstico demográfico de comunidades; promoção de ações educativas; participação da população nas políticas públicas e visitas domiciliares. A formação é de responsabilidade das escolas técnicas e centros formadores de recursos humanos do SUS. Essa investigação busca identificar, analisar e compreender as transformações operadas na vida dos ACS a partir de sua inserção no Programa de Qualificação e Desenvolvimento Profissional e do seu exercício profissional. Metodologicamente, constitui-se como estudo qualitativo, utilizando grupo focal. Para análise dos dados, empregou-se a técnica de Análise de Conteúdo. Constatou-se que o programa favorece a consolidação de políticas de atenção à saúde e contribui para a construção coletiva do conhecimento. O Ministério da Saúde, ao profissionalizar as ações do ACS, legitima um saber favorecedor de sua inserção nos serviços de saúde e aumenta a governabilidade local. Para os ACS, a formação propicia a superação de limites impostos pelas práticas tradicionais e demarca a produção do saber. O ACS se reconhece como um sujeito de ação, e a formação constitui meio de acesso à profissionalização e de mobilidade social. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Agentes comunitários de saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Educação em saúde | en_US |
Subject in Portuguese | SUS | en_US |
Subject in Portuguese | Políticas públicas | en_US |
Subject in Portuguese | Mobilidade social | en_US |
Title | Qualificação de agentes comunitários de saúde: instrumento de inclusão social | en_US |
Alternative title | Qualification of community health agents: an instrument for social inclusion | en_US |
Type | Article | en_US |
Abstract | The work of community health agents
(CHA) was established as a profession in the sphere
of the National Health System (SUS) in 2002. Its
activities contribute to the demographic diagnosis of
communities, the promotion of educational activities,
the participation of the population in public policy,
and home visits. Training is the responsibility of
technical schools and human resources education
centers of the SUS. This research seeks to identify,
analyze and understand the changes in the life of the
CHA since the agent’s insertion in the Qualification
and Professional Development Program and of his/
her professional practice. Methodologically, this is a
qualitative study that uses focus groups. For data
analysis, we used the technique of content analysis.
It was found that the Program favors the consolidation of attention to health policies and contributes to
the collective construction of knowledge. The Ministry of Health, by professionalizing the practice of the
CHA, legitimizes the CHA´s knowledge supporting
their inclusion in health services and increasing the
local governance. For the CHA, training contributes
to the overcoming of limits imposed by traditional
practices and marks the production of knowledge.
The ACS recognizes itself as a subject of action, and
that training is a means of access to professionalization and social mobility. | en_US |
Affilliation | Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil / Centro de Pós-Graduação São Leopoldo Mandic. Campinas, SP, Brasil. | en_US |
Affilliation | Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil / Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil. | en_US |
Subject | Community health agents | en_US |
Subject | Health education | en_US |
Subject | NHS | en_US |
Subject | Public policies | en_US |
Subject | Social mobility | en_US |
DeCS | Agentes Comunitários de Saúde | en_US |
DeCS | Educação em Saúde | en_US |
DeCS | Sistema Único de Saúde | en_US |
DeCS | Política Pública | en_US |
DeCS | Mobilidade Social | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |