Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67867
QUALIFICAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE: INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL
Educação em saúde
SUS
Políticas públicas
Mobilidade social
Educação em Saúde
Sistema Único de Saúde
Política Pública
Mobilidade Social
Alternative title
Qualification of community health agents: an instrument for social inclusionAuthor
Affilliation
Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil / Centro de Pós-Graduação São Leopoldo Mandic. Campinas, SP, Brasil.
Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil / Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil / Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil / Centro de Pós-Graduação São Leopoldo Mandic. Campinas, SP, Brasil.
Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil / Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil.
Abstract in Portuguese
A prática do agente comunitário de saúde (ACS) se estabelece como profissão na esfera do Sistema Único de Saúde (SUS) em 2002. Suas atividades contribuem para o diagnóstico demográfico de comunidades; promoção de ações educativas; participação da população nas políticas públicas e visitas domiciliares. A formação é de responsabilidade das escolas técnicas e centros formadores de recursos humanos do SUS. Essa investigação busca identificar, analisar e compreender as transformações operadas na vida dos ACS a partir de sua inserção no Programa de Qualificação e Desenvolvimento Profissional e do seu exercício profissional. Metodologicamente, constitui-se como estudo qualitativo, utilizando grupo focal. Para análise dos dados, empregou-se a técnica de Análise de Conteúdo. Constatou-se que o programa favorece a consolidação de políticas de atenção à saúde e contribui para a construção coletiva do conhecimento. O Ministério da Saúde, ao profissionalizar as ações do ACS, legitima um saber favorecedor de sua inserção nos serviços de saúde e aumenta a governabilidade local. Para os ACS, a formação propicia a superação de limites impostos pelas práticas tradicionais e demarca a produção do saber. O ACS se reconhece como um sujeito de ação, e a formação constitui meio de acesso à profissionalização e de mobilidade social.
Abstract
The work of community health agents
(CHA) was established as a profession in the sphere
of the National Health System (SUS) in 2002. Its
activities contribute to the demographic diagnosis of
communities, the promotion of educational activities,
the participation of the population in public policy,
and home visits. Training is the responsibility of
technical schools and human resources education
centers of the SUS. This research seeks to identify,
analyze and understand the changes in the life of the
CHA since the agent’s insertion in the Qualification
and Professional Development Program and of his/
her professional practice. Methodologically, this is a
qualitative study that uses focus groups. For data
analysis, we used the technique of content analysis.
It was found that the Program favors the consolidation of attention to health policies and contributes to
the collective construction of knowledge. The Ministry of Health, by professionalizing the practice of the
CHA, legitimizes the CHA´s knowledge supporting
their inclusion in health services and increasing the
local governance. For the CHA, training contributes
to the overcoming of limits imposed by traditional
practices and marks the production of knowledge.
The ACS recognizes itself as a subject of action, and
that training is a means of access to professionalization and social mobility.
Keywords in Portuguese
Agentes comunitários de saúdeEducação em saúde
SUS
Políticas públicas
Mobilidade social
DeCS
Agentes Comunitários de SaúdeEducação em Saúde
Sistema Único de Saúde
Política Pública
Mobilidade Social
Share