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https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67889
USO DE VÍDEO COMO RECURSO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA IDOSOS: REVISÃO INTEGRATIVA
Uso del video como recurso en la educación para la salud del anciano: una revisión integradora
Filme e vídeo educativo
Tecnologia educacional
Recursos audiovisuais
Educação em saúde
Película y video educativos
Tecnología educacional
Recursos audiovisuales
Educación en salud
Alternative title
Use of video as a resource in health education for the elderly: an integrative reviewUso del video como recurso en la educación para la salud del anciano: una revisión integradora
Author
Affilliation
Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Instituto Ciências da Saúde. Uberaba, MG, Brasil.
Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Instituto Ciências da Saúde. Uberaba, MG, Brasil.
Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Instituto Ciências da Saúde. Uberaba, MG, Brasil.
Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Instituto Ciências da Saúde. Uberaba, MG, Brasil.
Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Instituto Ciências da Saúde. Uberaba, MG, Brasil.
Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Instituto Ciências da Saúde. Uberaba, MG, Brasil.
Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Instituto Ciências da Saúde. Uberaba, MG, Brasil.
Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Instituto Ciências da Saúde. Uberaba, MG, Brasil.
Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Instituto Ciências da Saúde. Uberaba, MG, Brasil.
Abstract in Portuguese
Esta revisão integrativa tem como objetivo investigar, na produção científica, a utilização da tecnologia educacional audiovisual no formato vídeo para a educação em saúde da população idosa. A busca foi realizada nas bases de dados Medline, LILACS, CINAHL, Scopus, Web of Science, Science Direct e Embase. Foram incluídos seis artigos, publicados em revistas nacionais e internacionais, com predomínio do nível de evidência 4. O tema mais abordado foi o risco de queda em idosos; porém, houve uma variedade na direção temática dos artigos. Apesar dos estudos apontarem eficácia e efetividade, o número de produções científicas e a qualidade de evidência encontram-se baixos. Não abordaram a avaliação do impacto da tecnologia educacional no âmbito da educação em saúde. Quanto aos temas desenvolvidos para educação em saúde dos idosos, é importante ressaltar e sugerir uma maior diversidade principalmente devido às demandas multidimensionais de saúde dos idosos.
Abstract
This integrative review aims to investigate in scientific production the use of the audiovisual educational technology for health education for the elderly population. The search was carried out in the Medline, LILACS,
CINAHL, Scopus, Web of Science, Science Direct and Embase databases. Six articles were included, published in national and international journals, with a predominance of level 4 evidence. The most discussed topic was
the risk of falls in the elderly, but there was a variety in the thematic direction of the articles. Despite studies
indicating efficacy and effectiveness, the number of scientific productions and the quality of evidence are low.
They did not address the evaluation of the impact of educational technology in the field of health education.
With regards to the themes developed for health education for the elderly, it is important to emphasize and
suggest a greater diversity, mainly due to the multidimensionality of the demands for health from the elderly.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Esta revisión integradora objetiva investigar el uso de la tecnología educativa audiovisual en formato de
video, para la educación sanitaria de las personas mayores, en la producción científica. La búsqueda se
realizó en las bases de datos Medline, LILACS, CINAHL, Scopus, Web of Science, Science Direct y Embase.
Se incluyeron seis artículos, publicados en revistas nacionales e internacionales, con predominio del nivel
4 de evidencia. El tema tratado con mayor frecuencia fue el riesgo de caídas de personas mayores; sin
embargo huvo variedad en la orientación temática de los artículos. Aunque los estudios indican eficacia y
efectividad, el número de producciones científicas y la calidad de la evidencia son bajos. No abordaron la
evaluación del impacto de la tecnología educacional en el contexto de la educación para la salud. En cuanto
a los temas desarrollados para la educación para la salud de las personas mayores, es importante destacar
y sugerir una mayor diversidad, principalmente debido a las demandas multidimensionalesde las personas
mayores.
Keywords in Portuguese
IdosoFilme e vídeo educativo
Tecnologia educacional
Recursos audiovisuais
Educação em saúde
Keywords in Spanish
AncianoPelícula y video educativos
Tecnología educacional
Recursos audiovisuales
Educación en salud
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