Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67940
A QUESTÃO DA TECNOLOGIA NA RELAÇÃO TRABALHO-EDUCAÇÃO: AS CONCEPÇÕES AOS ARGUMENTOS E ÀS FORMULAÇÕES LEGAIS
Trabalho
Tecnologia
Discurso propositivo
Discurso normativo
Lobo Neto, Francisco José da Silveira | Date Issued:
2009
Alternative title
The technology issue in the work-education relationship: from the conceptions to arguments and legal formulationsAffilliation
Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia. Niterói, RJ, Brasil / Universidade Federal Fluminense. Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação. Niterói, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
A partir dos discursos sobre tecnologia presentes nas falas mais abrangentes sobre a educação profissional, pretende-se trazer elementos de entendimento das formulações normativas no quadro da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996). Faz-se então a análise dos discursos sobre a tecnologia que se articulam numa 'tecnologia' dos discursos de discussão e proposição da educação profissional e sua repercussão na formulação legal, desde o projeto de lei n.º 1.258/88 até a resultante redação final que se constitui na lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Num movimento conclusivo, considera-se a perspectiva de pesquisa, de debate reflexivo, para a construção de propostas que levem em conta a educação profissional como formação humana e como práxis transformadora das relações trabalho-tecnologia-profissão-educação, na especificidade concreta de cada situação e no conjunto das situações. Uma perspectiva de resgate da educação profissional como uma política plenamente pública, voltada para os interesses da maioria, a classe trabalhadora.
Abstract
From the speechesregarding technology found
in the most comprehensive lines about professional
education, it isintended to bring understanding elements
of the normative formulations within the scenario of the
current National Education Bases and Guidelines Law
(law n.º 9.394, as of December 20, 1996). Then it is
carried out the speeches analysis regarding technology
articulated on a ‘technology’ ofthe professional education
discussion and proposition speeches and theirrepercussion
in the legal formulation, from bill n.º 1.258/88 up to the
resulting final writing that comprises law n.º 9.394, as
of December 20, 1996. In conclusion, it is considered
the research perspective, of reflexive debate, to build
proposalsthattake into accountthe professional education
as human education and as transforming praxis of the
work-technology-profession-education relationships,
in the concrete specificity of every situation and within
the set of situations. A redemption perspective of the
professional education as a fully public policy, aimed at
the interests of the majority, the working class.
Keywords in Portuguese
Educação profissionalTrabalho
Tecnologia
Discurso propositivo
Discurso normativo
Share