Author | Ciavatta, Maria | |
Access date | 2025-01-07T19:03:48Z | |
Available date | 2025-01-07T19:03:48Z | |
Document date | 2009 | |
Citation | CIAVATTA, Maria. Estudos comparados: sua epistemologia e sua historicidade. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, p. 129-151, 2009. Supl. 1. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67942 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | A comparação parte da analogia que é o processo de perceber as diferenças e semelhanças na relação com o outro, pessoas e objetos. A questão do outro e do reconhecimento da alteridade é a base do conhecimento da identidade de si mesmo e da distinção em relação aos demais seres. Assim como as ciências têm uma gênese e um desenvolvimento ao longo da história da humanidade, as questões epistemológicas também possuem uma historicidade. Ao refletir sobre a verdade dos estudos comparados, sobre sua epistemologia, vemos que eles se fazem compreensíveis e convincentes na medida em que a sociologia, a história, a antropologia, a política, a educação etc. são remetidas à história de sua elaboração. Nelas estão presentes os sujeitos sociais que as produziram e as ideologias que permearam suas ideias sobre a verdade científica. Neste texto, após algumas questões preliminares que o tratamento do tema requer, a saber, conhecimento e verdade, história e historicidade e o sentido da comparação, apresento alguns autores de referência que se ocuparam do tema e, a seguir, alguns estudos comparativos que desenvolvi em elaborações anteriores sobre a questão. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Estudos comparados | en_US |
Subject in Portuguese | Educação | en_US |
Subject in Portuguese | Epistemologia | en_US |
Subject in Portuguese | Educação profissional | en_US |
Title | Estudos comparados: sua epistemologia e sua historicidade | en_US |
Alternative title | Compared studies: epistemology and historicity | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/S1981-77462009000400007 | |
Abstract | The comparison is based on the analogy
that is the process of perceiving the differences and
similarities in the relationship with the other, people
and objects.The issue aboutthe other and the recognition
of alterity is the basis of the knowledge of the very own
identity and of the distinction in regards to the other
beings. Just assciences have a genesis and a development
along the mankind history, the epistemological issues
also bear a historicity. When reflecting about the truth
of compared studies, about their epistemology, we see
they are understandable and convincing asthe sociology,
the history, the anthropology, the politics, the education
etc.referto the history of their creation.There in the social
subjects who produced them are present, as well as the
ideologies that pervaded their ideas regarding the
scientific truth. In this text, after some preliminary
questions required by the handling of the issue, which
are, knowledge and truth, history and historicity and
the meaning of comparison, I present some reference
authors who dealt with thistheme and, asfollows,some
comparative studies I developed in previous creations
regarding the matter. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil / Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Compared studies | en_US |
Subject | Education | en_US |
Subject | Epistemology | en_US |
Subject | Professional education | en_US |
DeCS | Estudo Comparativo | en_US |
DeCS | Educação | en_US |
DeCS | Conhecimento | en_US |
DeCS | Educação Profissionalizante | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |