Please use this identifier to cite or link to this item:
https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/67944
A REPRESENTAÇÃO DO MUSEU DE CIÊNCIA EM STARDEW VALLEY
Affilliation
Fundação Oswaldo Cruz. Casa de Oswaldo Cruz. Programa de Pós-graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Abstract in Portuguese
Este artigo analisa como o jogo Stardew Valley (SV) representa o museu de ciências e suas atividades de divulgação científica. Para tanto, jogamos SV priorizando a interação com personagens, espaços e mecânicas diretamente ligados ao seu museu, apoiando-nos na análise textual de jogos e no Model for Relational Analysis of Games. Identificamos que o museu do jogo retrata aspectos da Paleontologia, Arqueologia e Geologia e o museu como espaço de atividades de aprendizagem informal. Porém, SV falha ao definir e se aprofundar em conceitos científicos dessas áreas, o que pode gerar no jogador ideias distorcidas do papel do museu de ciência na comunicação pública da ciência.
Abstract
This article analyzes how the game Stardew Valley (SV) represents science museums and their science communication activities. To do so, we played SV prioritizing interactions with characters, locations and mechanics directly linked to its museum, relying on the textual game analysis and on the Model for Relational Analysis of Games. We identified that SV’s museum is depicted as an appropriate space for informal learning activities, and embodies aspects of areas such as Paleontology, Archeology and Geology. However, SV fails to define and delve into scientific concepts connected to these areas, which can give players distorted ideas about the role of science museums in science communication.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-abstractes
Este artículo analiza cómo el juego Stardew Valley (SV) representa el museo de ciencias y sus actividades de divulgación científica. Para ello, jugamos SV priorizando la interacción con personajes, espacios y mecánicas directamente vinculadas a su museo, apoyándonos en el análisis textual de juegos y en el Modelo de Análisis Relacional de Juegos. Identificamos que el museo del juego retrata aspectos de la Paleontología, la Arqueología y la Geología y el museo como un espacio para actividades de aprendizaje informal. Sin embargo, SV no define ni profundiza en los conceptos científicos en estas áreas, lo que puede dar a los jugadores ideas distorsionadas sobre el papel del museo de ciencias en la comunicación pública de la ciencia.
Share