Author | Campello, Ana Margarida | |
Author | Almeida, Alexandra | |
Author | Costa, Lygia | |
Author | Candeias, Marcio | |
Author | Seta, Mauricio De | |
Author | Farah Neto, Miguel | |
Author | Rangel, Poliana Viana | |
Access date | 2025-01-09T20:02:43Z | |
Available date | 2025-01-09T20:02:43Z | |
Document date | 2009 | |
Citation | CAMPELLO, Ana Margarida et al. O ensino como negócio: a expansão da oferta dos cursos de formação de tecnólogos em saúde no Brasil. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, p. 175-190, 2009. Supl. 1. | en_US |
ISSN | 1678-1007 | en_US |
URI | https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/68023 | |
Description | Trabalho, Educação e Saúde é uma revista científica editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Destina-se à publicação, com periodicidade quadrimestral, de debates, análises e investigações, de caráter teórico ou aplicado, sobre temas relacionados à educação no campo da saúde. A formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde constituem temáticas centrais à revista. Neste sentido, busca atuar na consolidação da Educação como uma área de conhecimento no campo da saúde, além de contribuir para qualificar as práticas educativas específicas desse campo. Lançada em março de 2003, desde 2021 a revista adota a publicação contínua com um volume anual, sem fascículos. O autor deste artigo não possui vínculo com a Fiocruz. | en_US |
Abstract in Portuguese | Este trabalho apresenta resultados preliminares da pesquisa "Formação de tecnólogos em saúde no Brasil: tendências, situação atual e a relação quantidade-qualidade". Inicialmente, são analisados dados dos censos da educação superior (1991-2006), buscando-se identificar as principais características da evolução da oferta dos cursos de formação de tecnólogos em saúde, destacando-se o caráter privado da explosão da oferta, a partir, principalmente, dos primeiros anos deste século e, como consequência, da reforma da educação profissional dos anos 1990, no Brasil. Em seguida, apresentam-se questões sobre o perfil do tecnólogo, sobre as características históricas desses cursos e a pertinência de sua oferta na área da saúde, comparando-se as especificidades da formação do técnico, do tecnólogo e do bacharel. Como conclusão, são assinalados indicativos para a continuidade desta pesquisa, com vistas à realização de estudos comparados sobre a formação de tecnólogos em saúde no Brasil e em outros países. | en_US |
Language | por | en_US |
Publisher | Fiocruz/EPSJV | en_US |
Rights | open access | en_US |
Subject in Portuguese | Formação de tecnólogos | en_US |
Subject in Portuguese | Cursos superiores de tecnologia | en_US |
Subject in Portuguese | Saúde | en_US |
Subject in Portuguese | Educação profissional tecnológica | en_US |
Title | O ensino como negócio: a expansão da oferta dos cursos de formação de tecnólogos em saúde no Brasil | en_US |
Alternative title | Teaching as business: the growth in the offering of health technologists’ education courses in Brazil | en_US |
Type | Article | en_US |
DOI | 10.1590/S1981-77462009000400009 | |
Abstract | This paper presents preliminary results of the
research “Health technologists’ education in Brazil:trends,
current scenario and amount/quality relationship”. At
first, data from college education censuses are analyzed
(1991-2006), aiming at the identification of the main
characteristics of the development of the offer of health
technologists’ education courses, being emphasized the
private character of the offer explosion, mainly from
the first years of the century on, and, as a consequence,
the remodeling of the professional education of the 90s,
in Brazil. After that, questions regarding the profile of
the technologist are presented, as well as the historical
characteristics of these courses and the pertinence of
their offer within the health area, comparing the specificities of the technician’s, the technologist’s and the
bachelor’s education. As a conclusion, indications for
the continuity of this research are pointed out, aiming
at carrying out compared studies on the education of
health technologists in Brazil and in other countries. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil / Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Affilliation | Fundação Oswaldo Cruz. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. | en_US |
Subject | Technologists’ education | en_US |
Subject | Technology college courses | en_US |
Subject | Health | en_US |
Subject | Technological professional education | en_US |
DeCS | Capacitação Profissional | en_US |
DeCS | Universidades | en_US |
DeCS | Tecnologia | en_US |
DeCS | Saúde | en_US |
e-ISSN | 1981-7746 | |